Garanta uma entrada de dados sem erros Validação de dados personalizada no Excel - PLANILHA EXCEL

Garanta uma entrada de dados sem erros Validação de dados personalizada no Excel - PLANILHA EXCEL Garanta uma entrada de dados sem erro aí na sua planilha nesse vídeo eu vou te ensinar a criar uma validação de dados personalizada para que você possa bloquear a inserção de dados incorreto.

Garanta uma entrada de dados sem erros Validação de dados personalizada no Excel

Na sua planilha Eu tenho um exemplo aqui aonde eu tenho uma coluna com o nome código e aqui ele só permite códigos que estão autorizado aqui na minha planilha Se eu tentar colocar um código que não.

Tá autorizado aqui na minha célula B5 na coluna código e Dá um enter veja o que acontece a m ele me apresenta uma e uma mensagem com nome prezado código invado por gentileza digitar o código correto.

Então você vai aprender a fazer esse tipo de bloqueio aí na sua planilha totalmente personalizado eu vou cancelar e vou colocar um código agora que ele permite um código que está válido.

Autorizado aqui a inserção na minha planilha quando eu deu enter ele vai lá e não bloqueia deixa eu inserir o código tudo livre e você vai aprender a criar esse desbloqueio fazendo uma validação.

De dados personalizada aqui agora comigo em um passo a passo bem simples e rápido então prepara a planilha e bora pro vídeo Então vamos lá já estou aqui na planilha Vamos iniciar nosso passo a.

Passo e a primeira coisa que você precisa ter Lógico é uma planilha aonde você vai colocar os seus bloqueios para esse exemplo eu tenho uma planilha aonde ten uma coluna aqui que é a coluna do.

Código e eu quero bloquear a inserção de códigos aqui que não esteja autorizado por mim então para que eu possa fazer isso eu vou selecionar aqui ó o intervalo aonde eu quero bloquear aonde.

Eu quero travar aqui a inserção de códigos que não é permitido eu selecionei depois que eu selecionar eu vou fazer o quê eu vou vir aqui ó em dados e vou pegar essa opção aqui que é.

Vou clicar na seta validação de dados vou clicar ela vai me abrir aqui uma nova caixa aqui eu vou fazer a minha validação de dados personalizada para que eu possa fazer isso eu vou vir aqui.

Na opção permitir vou clicar nessa seta vou descer até a última opção Ó tem aqui o nome personalizado vou clicar quando eu faço isso ele me dá aqui uma opção de fórmula Aqui é onde eu vou colocar uma.

Função para Que ela possa travar a inserção aqui de Dad que não seja permitido que é por mim tá bom e pra gente poder fazer essa fórmula eu vou começar com igual Vou Colocar assim ó ou.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    $ads={1}

    Vou Abrir parênteses na frente do - PLANILHA EXCEL

    Meu ou eu vou colocar outra função que é a função esquerda a função esquerda eu vou abrir novamente o parêntese depois.

    Que eu abrir o parêntese da função esquerda eu vou clicar aqui na minha célula aonde tem o meu primeiro dado inserido aqui na minha Plan planilha vou dar um ponto de vírgula colocar o número.

    Um vou fechar aqui ó o meu parêntese e depois que eu fechar o parêntese agora eu vou colocar o sinal de igual e aqui eu vou colocar a letra que eu quero permitir que ele coloque na hora de.

    Digitar aqui o meu código veja que aqui ó nesse exemplo eu tenho aqui ao lado ó as lojas e eu tenho aqui pra loja um eu tenho o a letra A pra loja dois eu tenho aqui ó a letra C pra loja 3 eu tenho a.

    Letra b e para loja quro eu tenho a letra D Então eu tenho aordem a c b e d e eu vou fazer o quê eu vou bloquear para que só coloque código que comece com a letra a c b e d e aí para isso.

    Depois do igual eu vou Abrir parênteses ou melhor aspa dupla Vou colocar aqui a letra A vou fechar aspa dupla vou dar um ponto de vírgula depois que eu de um.

    Ponto de Vírgula aí eu preciso novamente chamar aqui ó a função esquerda por quê Porque agora eu vou fazer para a letra B ou melhor para a letra C Já estou aqui bloqueando só deixando colocar a letra A.

    Aí para colocar agora a outra letra que é a letra C eu novamente eh escreva aqui esquerda clico aqui no primeiro dado da minha coluna do código vou dar o ponto e vírgula um fecho o.

    Parênteses igual agora a letra C vou eh abre a asa dupla C fecho asa dupla acabei trocando aqui ponte vírgula aí agora novamente esquerda vou Abrir parênteses clico na minha cela novamente.

    Ponte vírgula 1 fecho parêntese igual - PLANILHA EXCEL

    Abro aspa dupla e coloca agora a letra B fecha as sua dupla ponte vírgula então eu já fiz a letra a a letra c e a letra B vamos agora fazer a última letra que é.

    A letra D aí eu vou colocar novamente esquerda vou Abrir parênteses vou clicar novamente aqui na minha célula onde eu quero travar que a iniciando a célula B3.

    Ponte vírgula 1 vou fechar o parêntese igual abro aspa dupla e coloco agora a letra d e vou fechar aspa dupla então vamos lá eu já fiz a letra a a letra C a letra b a letra D fechei parênteses.

    Agora eu vou fazer o quê Vou dar um Ok quando eu fizer isso e agora eu vim aqui na minha célula e tentar colocar uma letra que não é permitido aqui agora vou dar um enter Olha o que acontece o Excel.

    Vai lá e me apresenta a mensagem microsoft excel este valor não corresponde às restrições de validação de dados definidas para esta célula Então você acabou de bloquear a inserção.

    De dados que não são permitido aí na planilha ou então na sua planilha só que a gente pode melhorar isso daqui e aí pra gente poder melhorar aqui a nossa validação de dados personalizada a gente.

    Vai fazer o quê A gente vai criar aqui uma mensagem também personalizada porque eu não quero quando a pessoa viha digitar e der um enter e não for aqui permitido a a letra permitida a gente.

    Precisa também personalizar ess essa mensagem porque ela tá S microsoft excel este valor então assim pra gente poder personalizar ela a gente vai fazer o seguinte ó a gente vai voltar aqui vai.

    Selecionar todo o intervalo V aqui ó em validação de dados e aqui aqui ó você tem três opções configurações a gente já fez agora aqui você tem mensagem de entrada e e alerta de erro vamos clicar.

    Aqui na alerta de erro e aqui no título a gente vai botar assim ó presado vírgula aqui embaixo a gente vai apresentar a nossa mensagem.

    Código inválido por gen leza por gentileza dig ou melhor.

    Digitar o código correto vou dar um ponto então vamos lá prezado código inválido por gentileza digitar o código correto Então essa vai.

    Ser a mensagem de erro Quando colocar lá um código errado vou dar um OK agora Se eu tentar colocar um código que não é permitido e Dá um enter ele vai lá e apresenta presado código inválido por.

    Gentileza digitar o código correto perfeito tá funcionando perfeitamente se a gente quiser melhorar também por quê Porque aqui ó eu posso colocar a letra C digitar 001 ele permite eu posso.

    Também colocar a letra D 00 0023 ele também permite e eu quero também que além dele colocar aqui os três dígitos ou melhor os três números após a letra C eu quero também travar aí.

    A quantidade de caracter digitado nessa minha célula eu não quero permitir que ele ultrapasse o total de caracter de quatro eu não quero permitir além de quatro cartet digitado a minha célula.

    Para que a gente possa fazer esse bloqueio a gente vai novamente selecionar todo o intervalo vai vir aqui ó em validação de dados vamos vir aqui no início e vamos colocar assim ó e.

    Vamos Abrir parênteses num ponto caracter vamos Abrir parênteses vamos apontar aqui ó pra minha célula B3 vamos fechar parênteses igual a 4 ponto.

    Vírgula depois que a gente colocou aqui ó essa função e num CCT B3 = 4 vamos lá no finalzinho vamos fechar o parênteses aqui ó fechei o parêntese deixa eu ver se ele.

    Fechou fechou então tem dois parênteses aqui no final vamos dar ok perfeito ele já fechou aqui a nossa janela agora Se eu tentar aqui ó colocar um código por mais seja a letra b e tenha mais que.

    Quatro caracter e d um enter ele vai lá e bloqueia também ele só permite que eu coloque aqui ó quatro caracteres Se eu colocar quatro perfeito ele não vai trazer nenhum bloqueio então com isso.

    Você cria uma planilha totalmente profissional personalizada para que você possa aí fazer aqueles bloqueios usando validação de dados personalizado para que você possa aí só deixar a entrada de.

    Dados que é permitido pela sua planilha bom pessoal é isso espero que você tenha gostado o vídeo Se gostou deixa aquele seu gostei se inscreve no canal compartilha porque ajuda bastante no.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DJRy6FeEdZg
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem