Aula 23 - PYTHON - Biblioteca time

Aula 23 - PYTHON - Biblioteca time Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje vamos falar sobre uma biblioteca nova do Python chamada time uma biblioteca para.

Aula 23 - PYTHON - Biblioteca time

Você poder manipular horas utilizando aí o Python além de horas também vamos trabalhar aí com um pouquinho de alguns conhecimentos como por exemplo retornar o ano mês e o dia de uma data ah.

Retornar também o dia do ano o dia da semana são todos os parâmetros que você pode utilizar com a biblioteca time prometo que essa aula vai ser bem curta em relação aos anteriores que nós.

Tivemos aqui no módulo detalhe importante não se esqueça curta esse vídeo compartilhe e mostre-o aos colegas que tem aí interesse em aprender Python Nós já estamos numa aula bem avançada do.

Curso em breve vamos entrar nas bibliotecas principais a matplot Lib para gráficos na biblioteca do pandas para gerar dataframe entre outras por isso preparado e preparada vamos começar.

Abrindo visual Studio code Você vai clicar sobre o botão para adicionar o novo arquivo e vamos chamá-lo de aula 23 biblioteca time.py para que você possa usar.

Codificador do Python para começar nós vamos usar o Import Então você vai escrever Import time prometo que essa biblioteca vai ser bem mais simples do que as anteriores se.

Você quiser colocar um apelido para biblioteca você pode dar um as TP ti T apenas Vamos trabalhar com o nome time mesmo parando o mouse sobre a biblioteca você vai perceber que esse módulo ele PR.

Ele fornece várias funções para manipular valores de tempo ele utiliza um padrão Standard de representação da horas e ele utiliza então ele D algumas informações aqui como uso do do do.

Formato UTC você vai entender no decorrer do curso vou usar um print vazio para deixar um espaço na nossa linha de console e Vamos definir uma variável uma variável chamada relógio e.

Ela vai ser igual a Time pon local time nós vamos capturar o valor local eu vou usar aqui um print para verificar o que nós temos nesta variável relógio clicando em executar na parte inferior.

Você vai ver que nós temos uma variável diferente deixa me dar um print para separar a nossa região de do resultado da operação aqui do Python olhando aqui na parte de baixo você está.

Veja Mais Aqui:

    $ads={1}

    Vendo time. struct time é como se nós

    Visualizem a estrutura de uma hora ou de um tempo TM ear ele está retornando o ano atual de 2024 TM mon que é abreviação de month me 7 MD que é month.

    Day 14 TM hour 17 TM minuto 43 segundos Week Day é o dia da semana Year Day é o dia do ano então nós temos aí vários formatos Esse issd eu não sei DST eu não sei realmente o que que significa teria.

    Que ler a documentação mas nunca eu precisei utilizá-la segue a vida e segue o barco caso você queira capturar essas partes de uma de uma data ou de uma hora você pode capturar esses valores.

    Invariáveis por exemplo se nós digitarmos ano e pedirmos para a nossa variável relógio ponto lembre-se nós temos aqui o argumento TM ear que é o parâmetro para retornar a hora o ano.

    Então se eu quero o ano basta digitar TM underline ear é como se nós capturem essa propriedade na variável ano se eu dar um print na variável ano especificamente você vai ver o resultado.

    Só o valor 2024 Você pode ter o um objeto ou uma variável gerada a partir da sua biblioteca time capturando todas as informações no horário local e depois.

    Fazer o uso desses trechos ou desses pedaços de acordo com a necessidade esse print eu vou tirar daqui a pouquinho então nós vamos fazer aqui a extração de todas as partes desse.

    Período então mês é igual relógio PTM under mão né que é o parâmetro para mês dia é igual a relógio PTM underline aí você tem três parâmetros mday wday ear Day mday é o dia da semana.

    W Day é o weekday ah mday perdão eu acho que é o dia atual deixa-me ver aqui no parâmetro É isso mesmo é o dia de hoje então mday vamos fazer aqui a impressão só.

    Para ter certeza dessa nossa variável

    Dia é isso mesmo Olha é dia 14 de julho então ele capturou dia atual através do parâmetro TM under mday se eu quiser capturar a hora nós vamos usar nosso do.

    Nosso objeto da nossa variável relógio TM under hour minuto vai ser igual a relógio PTM nós temos o minuto como min segundo igual relógio.

    PTM Sec de second mundo dia do ano é igual a relógio PTM yday ear Day e dia da semana igual a relógio aqueles dois parâmetros lá que estavam no dia quando nós digitamos o.

    Day TM underline Week Day se eu quiser agora fazer a impressão disso então eu posso colocar um print para colocar o dia vírgula o mês e o ano na mesma impressão.

    Vou fazer aqui outro print para a hora vírgula o minuto e o segundo por fim eu vou colocar aqui um print para o dia do ano vírgula e o dia da.

    Semana nós temos um print vazio para separar a linha do console quando executarmos o nosso código você tem aqui dia mês e ano nós temos hora minuto e segundo e o dia do ano e o dia da semana.

    Tudo isso capturado em variável a partir do nosso objeto relógio que capturou o local time a partir da nossa biblioteca time Podemos fazer também com que esse essa instrução o time ele possa ser.

    Usado numa estrutura de loop para criar por exemplo uma estrutura tipo de um relógio para que algo seja executado a cada segundo vamos fazer a criação de uma variável chamada relógio underline.

    Ini eu vou capturar nesta variável o local time nesse momento Essa variável vai ter o horário de execução do meu código e eu poderia criar uma outra variável aqui.

    Chamada relógio fim e definir o meu time P local time só que Veja só eu gostaria de pegar a minha variável de relógio fim e incrementar alguns segundos para criar um ponto de parada eu não posso fazer.

    Aqui mais CCO eu preciso colocar algumas observações mesmo que você coloque mais nós temos o parâmetro chamado de sec relógio P TM under Sec apesar de não ter dado erro ao executar o nosso código.

    Você vai ver que ele não vai funcionar por eu não posso concatenar uma tupla né com valor int então não consigo somar um valor de segundos a uma tupla de que é um componente com várias partes tipo de.

    Uma memória do tipo tipo de uma variável Array ou uma lista Ok então o que fazer nesse caso nós vamos pegar aqui o nosso relógio em segundos nós vamos criar aqui uma variável para.

    Time. MK time é uma propriedade desse objeto que converte uma hora local time em segundos desde epoc né que eu acredito que seja o ponto zero do controle de tempo para ele para fazer.

    Isso nós vamos usar o nosso relógio ini a partir desse ponto nós vamos pegar esse nosso relógio em segundos e aí sim como isso vai gerar o número é um número eu vou colocar o mais igual e vou somar.

    5 segundas a esse tempo por fim o meu relógio fim vai ser exatamente a mesma instrução só que com um detalhe nós vamos usar o nosso relógio em segundos como parâmetro É como se eu adicionasse.

    5 segundos ao meu horário que foi capturado usando os parâmetros que ele Me fornece ou as as ferramentas que a própria instrução me oferece se nós dermos aqui um print relógio.

    Underline ini vírgula ó em vírgula Vamos colocar aqui um print para cada linha então print relógio e relógio em segundos que é o tempo depois da somatória do c e o.

    Relógio relógio fim ao executarmos o nosso código você vai ver que o relógio início ele segue a estrutura padrão da biblioteca time E se nós procurarmos o segundos aqui da nossa.

    Hora estava dando no Veja a conversão que ele faz de segundos ele captura o nosso date time e configura tudo em segundos depois adiciona 5 segundos para 14 o que eu.

    Tenho aqui uma estrutura de tempo com 5 segundos a mais e você pode utilizar esse tipo de cálculo para qualquer padrão dentro do relógio minutos e assim vai vou tirar esses prints feito esse.

    Processo de adicionar segundos eu já posso então criar a minha estrutura eu vou criar uma estrutura de repetição de Loop Infinito chamada true enquanto for verdade true eu vou colocar aqui o.

    Comando local time é igual time. local time estou capturando a hora local para uma nova variável uma variável chamada de res result vai ser time. string F time essa é uma estrutura que converte.

    Uma tupla mostrando um formato específico de horários nós vamos usar essa tecnologia aqui ou esta este recurso para fazer a formatação da nossa hora porcentagem H.

    Dois pontos porcentagem m para minutos dois pontos porcentagem s para segundos depois espaço porcentagem P depois vírgula local time que é o formato que eu quero de exibição.

    Print result se você quer uma formatação amigável você tem que usar o string time para o string F time para poder formatar uma hora dada pela sua biblioteca time. slep Esse comando faz com que você.

    Adicione segundos à sua rotina então se eu coloco um segundo ele espera um segundo antes de rodar de novo essa rotina Se eu colocar 10 ele espera 10 segundos 100 segundos e assim por diante.

    A nossa estrutura está pronta único detalhe que eu preciso fazer agora usando o padrão de indentação do Python pois você sabe que é assim que ele mantém uma estrutura de execução em loop.

    Se local time que é a nossa variável capturada no início do processo for igual igual relógio fim que é o meu ponto de parada da execução do código então.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OkA1cSDNy0U
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem