Tela de Login no Excel com Banco de Dados Access

Tela de Login no Excel com Banco de Dados Access Olá bem-vindo a mais esse vídeo do guid Excel Eu sou professor e consultor Marcos hipper nesse vídeo você vai aprender como criar uma tela de login do zero dentro do Excel e não só isso com acesso a banco de dados access onde você vai ter o teu usuário e senha protegidos dentro do Access vai poder colocar uma senha no access se você quiser e daí você vai poder dar acesso à sua planilha e acesso ao que você quiser dentro da sua pasta de trabalho sua planilha a partir desse login senha Tá bom então eu vou mostrar bem passo a passo desde o zero como criar essa aplicação com.

Tela de Login no Excel com Banco de Dados Access

Formulário dentro do Excel inclusive com várias dicas interessantes se você gostar deixe seu like se inscreva no canal temos novos vídeos toda terça e todo sábado também te convida a ser meu aluno curso Excel completo uma formação profissional pro mercado de trabalho em Excel que vai desde Excel básico até a programação VBA até o Power BR e se você é uma empresa você é o gerente de uma empresa pode entrar em contato conosco também para comprar pros seus colaboradores com desconto tá bom o link tá aqui embaixo na descrição pode falar conosco pelos nossos canais de atendimento por e-mail chat ou WhatsApp.

Ok Então é isso vamos ao nosso vídeo então primeira coisa que a gente vai fazer aqui é criar um banco de dados onde a gente vai colocar Então os nossos usuários e senhas aqui você vai abrir então o banco access vai clicar aqui ó banco dados em branco vai colocar onde você desejar esse arquivo Tá eu vou colocar dentro dessa pasta ó BD que eu criei uma pasta aqui onde vai ter a planilha né vai tá na pasta superior.

E aqui eu vou colocar a pasta BD dentro dele eu vou criar então a minha base de dados vou chamar aqui de usuários poderia ser qualquer coisa tá é claro que no no teu banco normalmente vai ter mais coisas mas esse aqui vai ser só para usuário e senha Vou colocar aqui como usuário ou senha banco Qualquer coisa eu vou chamar de BD então fica melhor então BD ali criar tá aqui então ele já cria a primeira tabela já aparece aqui pra gente vou clicar em modo de edição vou mudar para modo design Então as informações V vão ficar todas.

Gravadas aqui dos nossos usuários e senhas tá para ficar bem claro vou chamar aqui de usuários nele aqui no primeiro campo eu vou chamar de ID vai ser numeração automática Ok o segundo Campo vai ser desnome vai ser descrição e nome tipo de dados vai ser um texto curto Ok e aqui des senha vai ser uma senha tá fazendo tudo que eu tô fazendo aqui você vai ter então o seu banco com usuário e senha Então tá feito aqui já tá pronto É só isso mesmo é bastante.

Rápido como você pode notar cliquei em salvar agora mudei o modo de exibição né só para você ver cliquei aqui em modo de exibição de folha de dados sim e pronto já tá funcionando tá agora tudo que eu inseri aqui ele já vai gravar no banco eu vou colocar aqui ó Master colocar em maiúsculo Master 1 2 3 4 5 6 aqui vai ser Joaquim 1 2 3 a senha do Joaquim Maria 1 2 3 4 tá então tá aqui o nosso banco B de dados com as senhas usuário e.

Senhas você também pode proteger esse banco de dados colocando uma senha no arquivo tá então você pode vir ali colocar uma senha no teu arquivo uma senha para proteger o teu banco de dados e também daí ninguém vai poder abrir aqui para olhar só vai conseguir abrir pelo código VBA onde vai ser passado então a senha Ok então você pode colocar aqui uma senha caso você deseja tá só dar uma olhadinha ali e colocar Sem problema nenhum voltando no placar então a gente já tem o nosso arquivo então o nosso banco de dados tá aqui Ok ótimo e agora a gente vai criar Então.

A nossa planilha eu deixei ela aberta aqui não tem nada nela a única coisa que eu criei aqui foi essa tabelinha onde nós temos então o usuário né usuários e o nome deles tá você poderia puxar do banco de dados aqui ele está no começo da abertura da planilha também porque daí você teria novos usuários etc aqui eu tô focando na tela de login e também nesse nesse processo de abertura da tela de login etc mas tem muita coisa que pode ser implementada aqui com por exemplo cadastro dos usuários direto na.

Planilha que vai gravar no banco de dados tudo isso tá até no no guia Excel no nosso curso e VBA você aprende como pegar dados daqui da planilha e gravar dentro do Banco buscar dados de lá tudo mais aqui eu tenho que explicar um pouco mais rápido porque é questão de tempo YouTube e tudo mais né então precisa de muitos conheci muitos outros conhecimentos aqui para explicar para fazer tudo né que que seria necessário então aqui a gente vai focar na criação da tela de login então aqui a gente colocou então uma tabela uma Joaquim.

Maria exatamente os nomes que a gente tem lá aqui eu chamei ela então de T usuários tá simplesmente criei uma tabela coloquei inserir tabela tal e coloquei ali Ok a partir desses dados eu vou criar então no gerenciador de nomes um endereço Vou colocar aqui ó gerenciador de nomes novo vou chamar de Underline L usuários lista de usuários por exemplo selecionei aqui refere-se a e mudei para cá em então isso vai fazer.

Com que os nossos dados da da tabela sejam cada vez que tiver uma atualização Ele sempre vai pegar então dali tá com novos itens sempre vai aparecer dali coloquei ali em teu underline ali usuários dei um ok tá ok fechar se eu chamar aqui ó vai aparecer ó deline ali usuários e vai trazer todos perfeito Então tá ótimo tá pronto Agora a gente vai na guia desenvolvedor caso a tua não esteja ativa Você vai clicar em página inicial botão direito personalizar faixa de opções e vai marcar aqui a guia desenvolvedor vai dar um OK ela vai aparecer aqui em.

Cima clica em cima dela desenvolvedor Visual Basic e nela você vai criar então o nosso banco de dados vai criar o Nossa tela de login Você vai clicar aqui inserir userform tá E é nesse formulário onde a gente vai colocar Então a nossa tela de login aumenta ela um pouquinho estica ela um pouquinho assim coloca ela assim e aqui a gente vai fazer algumas configurações já vai aparecer isso para você tá caso não apareça é só clicar aqui ó em cima e ele já vai aparecer vou mudar o name dele que é o nome interno dele FRM login Então esse nome vai ser o.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Excel Online - Batizado nele chamar de FRM login aqui em cima tem o caption você pode mudar

    Esse texto que aparece aqui em cima que eu vou chamar então de login por exemplo coloquei login Tá bom agora a gente vai criar os outros elementos que nós temos aqui vai clicar nesse botão aqui caixa de ferramentas que já tá aparecendo isso aqui na outra tela ó vai aparecer ali então caixa de ferramentas e nela nós temos todos esses objetos aqui por exemplo o rótulo ele é.

    Pra gente colocar texto Mas ele também permite que a gente coloque imagens e é isso que a gente vai fazer eu vou clicar então sobre o rótulo vou clicar aqui em cima e aqui eu vou colocar uma imagem tá centralizada que pode ser a logo da tua empresa etc Vou colocar aqui em cima agora eu vou reduzir aqui vou Minimizar e vou pegar essa imagem tem um site chamado flat icon com pode baixar dali tá pode comprar pode comprar dali meu tenho assinatura Mas aí você pode baixar e usar ali internamente tá vou copiar.

    Aqui então voltando para cá o Down f11 também tá então eu tô aqui por exemplo Down Alt f11 ou clica aqui em Visual Basic para ele vir para cá clica nesse item que é o Label e aqui ao lado você vai ter Então essas todas essas características propriedades vai em picture E nele você simplesmente vai dar um CRL V tá então eu copiei ele dei um control V tá vendo que aparece Label aqui embaixo você vem na propriedade caption e apaga e Dá um enter e pronto já não aparece mais tá bom daí aqui você coloca o tamanho que você quiser centraliza ela sem problema nenhum tá.

    Bom Aqui você pode também utilizar essa propriedade que é a posição dele a picture bota 12 e vai ficar assim tá então ficou desse jeito aqui a nosso login inicialmente agora D um F5 ó se eu dar F5 ele já vai aparecer assim vamos fazer mais algumas mudanças aqui a tela de fundo eu vou usar um back color vou mudar ele para Branco texto de Realce já vai ficar assim certo você pode fazer isso ah mas essa imagem não ficou legal sim Você vai em backst op opac muda para transparente e pronto vai ficar assim.

    Então a tela branquinha do login tá agora vamos criar os outros botões aqui os outros ícones onde eu vou colocar aqui então usuário e a senha tá então eu vou clicar aqui de novo na barrinha de ferramentas vou clicar aqui no rótulo vou desenhar um aqui tá eu vou colocar um tamanho dele 32 aqui ó widget 32 e 32 altura na e altura e largura wid para alterar aqui então ficar desse tamanhinho aqui nosso ícone pode apertar shift e para arrastar ele para baixo eu.

    Pode apertar control para copiar ele também tá então copiei e criei dois aqui um que vai ser o seu usuário e o outro vai ser a sua senha ok Ok então voltar para lá para nossa tela vou clicar então para esse botão que vai ser o usuário Alt f11 e aqui então em picture novamente vou colar de novo eu vou vir em caption vou apagar ele então e aqui na propriedade picture position vou botar 12 para ele ficar Centralizado ok.

    Vou até apagar esse aqui e vou copiar o de cima vou apertar control vou puxar para baixo ele copiou agora eu vou pegar de novo agora a senha vou copiar Alt f11 vou vi PR cá no picture e vou colar e deu tá então ficou assim desse jeito aqui o nosso usuário e senha agora prosseguindo eu vou criar então aqui uma linha que eu vou colocar logo abaixo dele também PR PR aparência Ok então para isso você vai fazer o seguinte vou clicar aqui em rótulo vou desenhar aqui um rótulo tá pode ser o rótulo você.

    Quiser botei ele assim o texto nem vai aparecer aqui em border color você vai mudar a border color para esse Realce aqui em border Style known que é a borda né você vai botar single Então já aparece ali e aqui assim aqui abaixo você vai mudar o height que é a altura para um e daí ele vai ficar desse jeito aqui tá aí ficou como se fosse uma linha né Aqui você pode colocar ela e posicioná-la do seu jeito copia ela aqui.

    Então aperta control e pode arrastar ela e colocar logo abaixo do de outro também aqui do password tá então ficou desse jeito aqui você pode mudar a posição dela a altura dela mudando o top então posição top serve pr isso Você mudando diminuindo ela vai PR cima tá bom 135 por exemplo perfeito quando dou F5 já aparece assim então então Ficou ali agora eu V criar então a combo e vou colocar aqui então usuário logo aqui acima para isso você vai vir aqui de novo na caixa de ferramentas e vai.

    Selecionar caixa de combinação vou clicar sobre ela vou arrastar ela para - Excel Online

    Aumentar aumentar a altura também ficou desse jeito aí não muito bonito Então a gente vai dar uma mexidinha nela mas primeiro eu quero colocar aqui ó na propriedade eh tem propriedade House sece eu vou colocar aquele underline L usuários aquele internamente que a gente colocou antes no gerenciador de nomes esse House surce é o que ele vai aparecer na nossa.

    Combo quando eu dou um enter e agora dou um F5 ele vai puxar então esses dados que eu tenho aqui ele vai puxar aqui certo agora vou colocar ele maior e vou deixar mais bonito clicamos sobre ele então agora a gente vai vir aqui em propriedade fonte vou mudar pro tamanho 16 tá vou dar um OK tá pronto Agora ele já vai ficar maior ali ótimo agora nós vamos deixar ele aqui transparente Style pack transparente e.

    Logo aqui abaixo em Style que a gente tem também aqui ó spal Effect você vaiar para flat tá quando a gente faz isso ele vai ficar desse jeito aqui ó transparente então quando a gente coloca olha só aparência fica bem melhor né OK então pode fazer assim e agora a gente vai fazer também pra senha a senha não vai ser uma combo vai ser um texto Então você vai pegar aqui o text box caixa de texto vai colocar aqui tá logo acima ali.

    Um pouco mais maior assim também vou colocar até aqui mais ou menos porque aqui eu vou colocar também mais um botãozinho Ok então ficou desse jeito aqui e aqui de novo eu vou vir aqui então em fonte e vou mudar para tamanho 16 pode mudar outras propriedades tá tipo de fonte tudo mais eu vou deixar só assim e logo abaixo de novo eu vou vir aqui em Special effect vou botar o zero que é o flat e vai ficar assim OK então.

    Tá aqui ó Master quando dou um enter ele já vem para de baixo aqui perfeito ah mas eu não queria que que aparecesse né Eu não quero que fique aparecendo aqui o que eu tô digitando na senha Então você vai vir aqui e aqui logo abaixo você tem um PW shar aqui ele tá perguntando qual é qual é a shar que você quer colocar ali um uma caracter que você quer que apareça com digite vou dar um asterisco e agora quando eu fizer ele vai aparecer um asterisco no lugar da minha senha Master 1 2 3 4 5 6 tá então ficou assim por enquanto agora tá faltando o nosso.

    Botão de login e eu também quero colocar aqui um botãozinho para exibir e ocultar a nossa senha tá então deixa eu salvar então logo ao lado dele eu vou criar um botãozinho para exibir e ocultar a senha para isso eu vou vir de novo pode fazer aqui ó control arrasta para cá e pronto já criou um né control e arrasta para cá criou dois porque um vai ser para exibir e o outro para ocultar tá então para isso eu vou vir aqui vou pegar esse botão aqui esse olhinho aqui aberto Vou colocar aqui daí eu vou botar no picture.

    Dou enter e agora eu vou pegar o outro fechado e vou colocar nesse também no picture e vou colar Ok então aqui você pode dar o nome que você quiser tá aqui então nós podemos colocar ali como por exemplo fechado e aberto exibir e ocultar qualquer coisa assim tem que ser um nome que vai aparecer que vai ser fácil para programar Vou botar aqui então lbl exibir Ok e lbl ocultar ok Ok então.

    Ficou desse jeito aí daí a gente vai sobrepor os dois certo eu vou sobrepor os dois tem uma propriedade dele que é a propriedade visible logo aqui abaixo ó visible true ou false eu vou botar como false aqui por enquanto e vou deixar o outro como true vou clicar duas vezes sobre ele quando eu faço isso ele vai abrir o evento dele esse evento vai ser disparado no um clique tá então vai ser no a clicar nele então ao clicar ocultar o que que eu quero que aconteça então quando quando eu tiver oculto né quando eu tiver oculto eu quero que apareça.

    Então eu vou botar o ocultar eu quero que fique eh visible false visible false né ponto visible iG false quero que apareça lbl exibir pon visible igual a true e eu quero também que a senha né a nossa senha que nós temos lá deixa eu ver se eu dei um nome para ele aqui aqui ó vou mudar o nome para ele TXT senha tá e já vou aproveitar também aqui para mudar o nome desse cmb usuário tá então esse aqui vai ser o.

    TXT senha cmb usuário Então eu quero que TXT senha pmk password shar vai ficar vazio quando eu fizer isso então aqui TXT senha ponto password shar vai ser igual então a vazio isso vai fazer com que ele apareça então a senha vou pegar isso aqui de novo vou clicar duas vezes lá de novo e agora deixa eu puxar pro lado isso aqui para poder dar um duplo clique aqui no olho aberto cliquei colei aqui e o que que era true vira false e false vira true então e aqui eu.

    Vou botar o char novamente isso vai fazer então com que ocultar o botão ocultar apareça o botão visible não apareça mais e aqui a senha eu password shar comece a aparecer então com asterisco que vai botar a nossa senha tá vou salvar aqui então pode voltar pro login clicando aqui ao lado já vai aparecer ali tá clicando aqui ele volta então pra árvore vou voltar aqui vou botar o Icone Zinho um em cima do outro ficar assim perfeito salva dá F5 e agora olha só 6 4 5 6 quando eu clico então ele vai.

    Aparecer ou ocultar então o nosso a nossa senha tá então é isso aí ó daí quando a gente pode também fazer um a uma chamada né para ele não mostrar a senha quando ele abrir ela né que ele já vai deixar ele com o Ling fechado então eu vou chamar o LS ã exibir né que ele vai aparecer ocultar esse mesmo então eu vou pegar esse aqui e no FRM login vou clicar aqui em qualquer lugar tá você vai clicar duas vezes em qualquer lugar e aqui você vai mudar no on activate no activate ele vai.

    Chamar aquele mesmo L exibir clique então ele vai chamar esse cara aqui quando ele abrir ele já vai aparecer ele eu vou dar um F5 e vou marcar aqui ó marquei para depurar v d F5 e olha só antes dele qualquer coisa antes de abrir o formulário ele já tá chamando você vai vir aqui vai ocultar ali o botão que precisa mostrar o outro e mudar o char veio para cá saiu tirei aqui deu um F5 e tá ali já tá aparecendo então certinho o nosso usuário e senha Ok perfeito agora.

    Vamos fazer o botão de login salvar aqui agora para fazer o botão de login você pode criar também fazer o download pegar uma outra imagem tem problema nenhum pode também fazer assim ó vir em formas por exemplo fazer aqui um desenho que você quiser até peguei uma cor aqui ó que eu achei ficava legal preenchimento mais cores copiei o ex aqui e aqui você pode vir aqui mudar em mais cores mudando o exa e pronto botão direito formatar forma sem linha tá vai.

    Ficar desse jeito aqui aqui em sombra eu vou colocar então por exemplo essa sombra aqui já ficou com essa aparência então de Botão rapidinho a gente fez o botão Ótimo então esse botão vai ser o nosso login vou voltar de novo lá em desenvolvedor Visual Basic vou pegar qualquer imagem ou pode pegar uma imagem ou pode fazer de novo ali né uma nova vou criar aqui ó desse tamanho aí para exemplo ã vou chamar de lbl login Esse lbl é porque é um Label né.

    Para eu saber que tipo de objeto que ele é então e o login porque é um login dá um pouquinho aqui muito bem agora eu vou voltar para lá copiei a imagem voltei para cá e agora de novo na propriedade picture colei ele certo então tá ali Tá feito o nosso botão esse texto se você quiser pode tirar ou pode fazer o seguinte login tá pode mudar o caption dele e aqui embaixo você pode mudar para 12 vai fazer sobrepõe então o.

    Texto certo daí você pode fazer o seguinte também pode mudar esse texto aqui e fazer ele ficar maior pode mudar a fonte dele a cor tudo mais então aqui eu vou botar ele em 16 por exemplo deixa eu ver como é que fica e aqui em for color vou botar em texo real se ficou branco assim certo então ficou desse jeito aí a nossa tela por enquanto certo agora a gente vai fazer ela funcionar quando eu clicar no botão login eu quero que ela logue ou não consiga logar para.

    Abrir a planilha certo vou clicar aqui e vou salvar novamente agora a gente vai conectar então com o nosso banco de dados Você vai clicar aqui então inserir módulo e nesse módulo aqui eu vou chamar ele de conectar ou por exemplo G conectar ou conectar então Esso aqui vai ser o de conexão com o banco de dados Então nós vamos colocar agora o nosso código aqui acima você vai colocar assim option.

    Explícit logo abaixo Global CNN as a DB a DB P Connection isso até importante até bom que tenha dado aqui que ele nem apareceu né não digitar ali por qu esse DB Connection ele tá faz parte de uma uma referência de uma biblioteca que nós precisamos ativar para que a gente possa utilizar esse ponto é importante se você não fizer isso não vai funcionar e vai dar erro aí para você então você tem que.

    Fazer o seguinte clicando em referências el ferramentas referências vem aqui para baixo e você vai procurar por Microsoft activex aqui data Object 6.1 Então você vai marcar ele aqui e também vai marcar esse outro aqui ó Microsoft activex Object Record set 6.0 Library marquei eles dois ali e pronto tá então agora eu já até aparece ó Connection Tá bom então isso aqui vai ser a nossa conexão com o banco de dados.

    É dali que nós vamos ter então a conexão que ele vai conectar por enquanto ele só objeto não tá fazendo nada é agora que a gente vai fazer ele conectar ele é Global porque vai ser utilizado na aplicação toda agora Public sub GS conectar BD esse aqui vai fazer a conexão com o banco de dados do Access dinin lql as string então aqui vai ser a conexão o string de conexão logo abaixo aliás SQL só as string logo abaixo if.

    CNN que é esse objeto que nó nós temos aqui que é a nossa conexão aqui eu tenho que passar um pouco mais rápido tá então tem muita coisa que de repente você não entender não tem importância daí depois você pode até pular essa parte pode até fazer o download ou pode acompanhar aqui para aprender Tá mas eu tô explicando também para quem já quer aprender um pouco mais de VBA então aqui ó if CNN is Nothing ou seja não está ativo né o objeto não existe existe então emif vou botar aqui emif ele vai setar NN ig a.

    New adb P Connection aqui eu tô chamando tô criando Então esse objeto tá então aqui eu tô criando se ele não existir ele cria o objeto e agora a gente vai fazer então a conexão if CNN if CNN Lembrando que CNN é conexão ponto state diferente de um ou seja não estiver conectado então end if e agora sim eu vou copiar então aqui a nossa nosso código pronto não ter que digitar isso tudo copiei.

    Aqui colei aqui e é o seguinte nessa primeira parte você tem um SQL que é a string de conexão isso aqui é necessário para conexão com qualquer banco de dados quando a gente usa o VBA então provider então ele tá chamando access aqui esse aqui tá definindo que o banco de dados é access e aqui ele tá dizendo onde é que tá o data search ou seja onde é que tá o teu banco this workbook pef Vou botar aqui no immediate aqui embaixo para você ver ó cont control G se não aparecer interrogação dis workbook.pdf.

    Eu botei um password ali se você quiser botar um password então ele vai abrir ali o password o que você tiver depois você protege o VBA para ninguém poder abrir por aqui também OK depois isso CNN p openen e agora eu vou passar para ele a instrução SQL certo daí ele vai fazer então a nossa abertura do nosso banco de dados perfeito mas primeiro vou botar aqui dentro tem que ficar aqui ó fnn tão diferente daí ele vai ficando Ok então isso aqui tudo faz a conexão com o banco de dados eu simplesmente vou chamar ele.

    Quando for necessário antes de executar Qualquer coisa a gente sempre chama a conexão para ver se tá tudo OK agora nós vamos fazer então a nossa validação do usuário eu quero que ao clicar nesse botão aqui ele verifique se o usuário que ele digitou e a senha que ele digitou existem no banco de dados e daí sim eu vou liberar para ISO Você vai clicar aqui em inserir módulo de classe eu vou chamar ele aqui de CL usuário usuário nessa módulo de classe nessa classe aqui eu vou fazer então a nossa.

    Eh nossa conexão para fazer essa validação vou usar uma função para isso então vou chamar de Public function a função sempre retorna alguma coisa e nessa eu vou retornar então Eh true ou false verdadeiro ou negativo se ele conseguiu validar validar usuário abre e fech parênteses by V L user US string by Val L pass que é psw as string E aqui as ban quando der um enter Agora ele já vai criar então end.

    Function em cima eu vou colocar um tratamento de erro uma chamada Se der algum erro eles vai pro final para isso eu vou colocar um error go to tratar erro logo no final tratar erro erro dois pontos e agora vamos sair aqui em baixo e aqui go sair ou set depois a gente faz essa parte aqui porque senão por enquanto eu vou deixar aqui só Exit function function tá então tratamento de erro tá ali se quiser botar uma mensagem.

    Que deu erro alguma coisa ali é por aqui por enquanto a gente não fez nada só fez o tratamento de erro Se der algum erro ele vai cair aqui pode até botar ó mensag Box Houve um erro na aplicação tá dois pontos e erro pon description daí ele vai botar qual foi o erro que apareceu OK agora nós vamos fazer então a conexão com bando de dados a gente já tinha chamado ali não conectar já tinha criado conectar então eu vou usar esse esse procedimento aqui GS conectar banco.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yUxaHZkF5bM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem