Como fazer um sistema de sorteio no Excel

Como fazer um sistema de sorteio no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe fazer uma planilha de sorteio Como assim professor Imagine que você quer fazer uma planilha de sorteio no Excel.

Como fazer um sistema de sorteio no Excel

Eu vou mostrar dois exemplos um simples e um outro pouco mais avançado Vamos aprender a tela .

Bom pessoal vamos falar aí Como fazer uma planilha de sorteio Excel que é bem simples não é um bicho de sete cabeça precisa conhecer apenas duas funções e alguns recursos do Excel para realizar.

Esse tipo de ação tá vamos pegar aqui a planilha 1 que é onde tá que o segredo de tudo tá a gente vai começar pessoal explicando do zero com vocês mas olha só o funcionamento do que você vai fazer.

Até o final se eu clicar aqui em limpar tudo se eu clicar no sorteio ele faz o sorteio ó lá clicamos no sorteio ele vai fazendo.

Sorteio ali ó limpei sorteio limpei sorteio ele faz o sorteio para gente tá e depois a gente tem as informações aqui sendo lançadas Tá bom mas como que a.

Gente faz isso é isso que você vai aprender agora tá primeira passo é o seguinte você vai pegar a tabela aqui ó coloca numa planilha nova para fazer do zero com a gente tá aqui pessoal você.

Vai montar tua tabela e o que é interessante que conforme eu vou lançando valores novos eu vou lançando aqui informações que vão ter uma um significado importante na.

Hora de fazer o sorteio tá Vou colocar aqui mais uma Mas qual que é o segredo de tudo o segredo de tudo pessoal se chama a função aleatório.

Entre Ok e a outra função é o procv são as duas funções que a gente vai utilizar para fazer esse sorteio tá Então como que funciona o aleatório entre eu vou colocar aqui ó igual aleatório entre.

Pegaria um número um e o meu maior número que seria o 12 tudo bem quando eu fechar o parentes e der o enter ele vai fazer um sorteio de um número Então veja que ele sortea que o número 6 se eu.

Clicar aqui por exemplo qualquer célula da tabela pressionar o enter ele vai fazer um novo sorteio então quer dizer o quê cada ação que eu fizer na planilha ele gera um novo número dentro e desse.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Limite que eu coloquei do 1 ao 12 ah mas

    Professor eu coloquei 13 então você pode fazer o seguinte aqui onde tá 12 eu vou apagar e vou colocar aqui ó o máximo desse intervalo aqui.

    Qual que é o máximo é o 12 né então vou dar o entero ó lá vou pegar uma outra célula enter Prontinho outra dica que você poderia.

    Pressionar o F9 ou você vem aqui em fórmulas e tem que opções de cálculo né dá um executa ele ó Conforme você vai clicando né ele vai também fazendo sorteio ou você.

    Pressionar o F9 só que você quer automatizar isso né você quer fazer isso de aquele sorteio número que limpe isso a gente vai aprendendo ao longo do vídeo tá mas olha o toque veio aqui ó se eu.

    Fizer igual o procv procurar este número ponto e vírgula nesta tabela que que a gente tem ponto e vírgula coluna dois ponto e vírgula zero ele vai retornar um nome para gente então três Suzana então.

    Se eu rodasse de novo ó o 8 Josué o 12 o Max Ele sempre vai sortear um desses números ali bacana né então é assim que a gente tem as funções básicas do Excel para fazer esse sorteio só que a gente.

    Vai fazer isso um pouquinho melhor a gente vai mostrar para vocês outras usabilidades aqui em recurso do Excel para você aprender a aplicar aí e criar uma solução similar a essa que Vai.

    Facilitar né você pode lá ou pode executar o sorteio faz o sorteio Você consegue limpar e fazer o sorteio novamente tá então é isso que a gente vai aprender agora mas.

    Antes deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo curso de excel online o que eu tô trazendo aqui é um apenas uma dica né uma não algumas dicas de como criar uma planilha.

    De sorteio no Excel se você quer - Curso de Excel Online

    Aprender mais eu convido a conhecer o nosso curso www.curso de excelline.com o link está na descrição mas olha só você que tá.

    Acompanhando esse vídeo falou puxa já aprendi isso aprendi aquele pro que ver bacana quero aprender mais Olha só lá no primeiro comentário fixado nós temos um cupom promocional que é a sua chance de.

    Aprender Excel com o valor exclusivo e diferenciado para você mas olha só é só hoje vai lá clica no link para resgatar esse cupom e conversa com a nossa equipe no atendimento em caso de qualquer.

    Dúvida que eles vão esclarecer e ajudar vocês ali fazer a sua inscrição é a primeira vez que um canal clique no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações.

    Porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom o que que a gente vai fazer agora aqui vai ser a gravação da macro tá vou gravar uma macro para sortear esse número de modo automático porque.

    Você acabou de ver né ó vem a opção de cálculo em automático ele vai sortear ali um novo número tá bom então vou utilizar guia exibir nós temos aqui a opção macro e gravar macro e essa macro.

    Eu vou chamar aqui ó Tá eu vou dar ok que que eu deveria fazer eu acabei de entender que se eu clicar aqui na célula e deram enter que que ele faz ele faz o sorteio bom eu fiz.

    Isso não fiz é um sorteio sorteou Então vou lá na opção macro e vou parar a gravação agora que que eu faço vamos inserir ilustrações formas eu vou desenhar um.

    Botãozinho aqui do lado e esse botãozinho chamado de sortear quem vamos agora clicando clicar com o botão direito nele vai ter uma opção chamada aí ó atribuir macro e você vai.

    Pegar macro aqui a chamada sortear deu Ok se eu clicar nela que que ele faz ele já faz o sorteio então só de fazer isso gente você já consegue aqui ó T na tua planilha o.

    Sorteio Então olha lá Teria um número Ok e o ganhador e aí você poderia né acertar né tudo Esse aspecto visual aqui para deixar um pouco mais bonito né o.

    Resultado Tá mas ela funciona assim como eu falei para você ao longo né ao longo não lá no início do vídeo a gente vai fazer isso daqui ó para ficar agora mais bonito limpar como que funciona isso é.

    Isso que a gente vai aprender agora tá eu vou pegar aqui a planilha vou copiar ela novamente essa tabela vou fazer aqui ó ela bonitinha tá E aqui essa estrutura eu vou utilizar mesmo.

    Estrutura que eu tenho aqui ó eu vou copiar ela e colocar aqui na planilha assim qualquer lado tá Entretanto a gente vai refazer aqui ó o que a gente deseja.

    Então primeiramente eu tenho que fazer o aleatório entre então igual aleatório entre vou pegar o menor número e o máximo que ele encontrar aqui na coluna do id tudo bem.

    Então lá 11 Qual que é o resultado Vou colocar aqui igual pro que V vou procurar o 11 ponto e vírgula na nossa tabela ponto e vírgula coluna 2 ponto e vírgula zero então só de fazer isso a.

    Gente já consegue fazer um sorteio do número tudo bem aqui embaixo pessoal eu deixei que é o segredo do que a gente vai fazer Tá bom vamos pegar aqui ó inserir ilustrações vou pegar formas eu.

    Vou fazer uma forma aqui ó Tá bom depois você ajusta do melhor modo tá poder até fazer em outra planilha OK aí você pode caprichar é com você tá não vou entrar em tantos detalhes visuais técnicos que.

    Não é tanto no meu objetivo Vamos pegar uma inserir ilustrações formas eu vou fazer aqui ó um botãozinho vou escolher já uma um formato já pré-configurado chamar de sorteio Ok.

    Vamos aqui ó centralizar qualquer um Vamos mudar a fonte professor fala que não vai fazer tanto né Essa parte mas ele acaba fazendo né gente ó vai dar um pouquinho.

    Mais a fonte ao sorteio tá bom vou colocar ele aqui vou dar um control V vou colocar um outro aqui ó que vai ser o limpar tá bom E esse limpar eu vou colocar em um outro padrão de Corvo lá.

    No formato de forma pega que o amarelinho já tá bom Ok vamos no inserir ilustrações formas e vamos agora desenhar duas formas uma forma aqui que vai ser um número do sorteio.

    Essa daqui eu vou colocar na cor branca e sem o contorno aí só fazer o ajuste para ficar bonitinho ali ó control devo colocar o outro aqui embaixo se você reparar vai ficar bem parecido com.

    Aquele que foi feito lá atrás Ok ó aí depois ajuste aí você aí é com você tá como eu falei não posso entrar em tantos detalhes se não a gente vai alongar esse vídeo muito e não é esse objetivo aqui.

    Pessoal você pode pensar Poxa vou vir aqui vou lá né ó atribuir macro e vou pegar sortear tudo bem ó se você clicar nisso daqui ele vai executar por quê Porque essa ação Ela já foi replicada.

    Aqui nessa macro Então quando você tá dando um sorteado na verdade você tá mandando atualizar a planilha tá então ele tá fazendo uma atualização porque entrou uma função nova e lá que tá a.

    Informação tudo bem o que que acontece né o nosso objetivo aqui é vincular o resultado que está aqui abaixo tá Tá bom então aqui ó nessa caixinha eu vou colocar igual e vou clicar na célula que.

    Vai conter aqui o número tudo bem E a outra ó vou dar um igual vai conter aqui o nome ok então ela vai ficar responsável por essa ação então aqui a princípio né quando eu fizesse o sorteio.

    Eu teria que colocar isso aqui ó essa vinculada a essa né ou essa vinculada a essa só que você vai pensar mais Poxa professor eu tenho que limpar faço o sorteio bonitinho tem que limpar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zEVb1dRIkbk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem