Tô utilizando planilha de compras mas a gente vai fazer do zero passo a passo esse formulário aqui então você coloca as informações que você quiser por quê Porque você vai ver o passo a passo do.
Zero completo você vai aprender como fazer isso que é o importante nome do produto eu vou colocar aqui por exemplo produto jp1 23 Enter o sku vai ser jp13 321 a quantidade eu vou colocar.
Um valor bem alto pode ser por exemplo 200 o custo unitário eu vou colocar R 100 e o custo total automaticamente é calculado para mim o fornecedor Vou Colocar assim ó seu João e o tipo de.
Pagamento é uma listinha que eu tenho aqui vai ser em 30 60 90 120 dias a marca vai ser JP e o estado do produto é novo ou é usado eu vou colocar usado e a data da compra 30/01 de 2025 finalizei.
De preencher as informações que eu preciso lembrando minha planilha de compras não tem esse item né agora deixa eu clicar aqui no cadastrar e vamos ver se isso aqui vai funcionar ó 1 2 3.
Pronto ih Será que funcionou foi tão rápido né mas o que eu posso notar é o seguinte que o meu formulário ele tá zerado ou seja Parece que realmente pegou as informações e jogou lá no.
Formulário na planilha de compras né quer dizer deixa eu vir então aqui na planilha de compras e olha só que legal agora aquele item com cada trei lá ele faz parte da primeira linha aqui da.
Minha planilha ó já tá aparecendo aqui para mim certinho tudo bonitinho Então vamos aprender na prática passo a passo como fazer esse formulário automático aqui no Excel para nos ajudar no nosso.
Dia a dia numa apresentação num dashboard numa reunião enfim vamos lá podemos começar fazendo o formulário em si essa pode ser a primeira coisa eu vou começar com um nome bem simples.
Formulário de compras Esse vai ser o título do meu formulário Mas se você tiver fazendo outra coisa você pode dar um nome aí que você quiser agora vamos deixar assim daqui a pouco a gente faz.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- Porcentagem na Tabela Dinâmica do Excel Passo a Passo
- 04. Morrer é lucro - (Fp 1:19-26)
- 02. Confrontando Falsos Mestres - (1Tm 1: 3-7)
Posso ter também por exemplo a quantidade que eu comprei o custo unitário o custo total fornecedor tipo de pagamento e aqui a gente pode até criar uma listinha para.
Selecionar as opções E agora vou pular por exemplo ó coluna D que vai ser onde a gente vai preencher o nome das coisas coluna e para separar então na coluna F eu posso colocar assim ó marca e o.
Estado do produto ser é um produto novo ou usado a gente cria uns botõezinhos para poder selecionar novo ou usar E além disso também talvez aqui a data da compra pronto então são essas.
Informações que eu gostaria de usar agora deixa eu fazer o seguinte eu vou selecionar a coluna C apertar o control e segurar e selecionar a coluna f e na divisão de uma coluna com a outra eu.
Clico seguro e arrasto pra direita e como as duas colunas estão selecionadas as duas vão ficar aqui ó com o mesmo tamanho agora deixa eu selecionar a coluna DTR e segura e a coluna G para.
Dear os dois do mesmo tamanho também vou aumentar um pouquinho pode ser mais ou menos aqui 20 Pronto agora vou selecionar a coluna B aperto o control e seguro coluna e e também aqui a coluna h.
E vou diminuir mais ou menos aqui em dois ó para ficar pequenininho agora que eu fiz essas esses ajustes eu já posso começar a mexer no design do nosso formulário para deixar mais bonito só.
Que antes de eu fazer isso deixa eu fazer o seguinte acho que eu vou selecionar ó todo mundo que eu fiz aqui e vou puxar para baixo ó só para eu ganhar uma linha aqui tá vendo ó aí eu.
Seleciono esse formulário de compras até - PLANILHA EXCEL
Aqui o final seleciono várias células porque eu vou deixar o título grandão aqui em cima e e eu posso clicar aqui ó mesclar e centralizar deixo ele aqui no.Meio aumento o tamanho para 14 coloco de posso mudar o fundo para um azul bonitão esse daqui e pintar a fonte de branco Ó que legal que ficou posso fazer a mesma coisa onde eu vou ter ó nome do.
Produto sku colocar de aqui também e fazer isso para todas as outras células Porque assim fica tudo mais organizado Além disso eu vou selecionar por exemplo o produto a célula do lado é.
Onde eu vou colocar o nome do produto e tem a por exemplo o sku 1 2 3 ABC e assim por diante então onde eu vou escrever eu vou selecionar e vou centralizar tudo e vou também por.
Exemplo colocar de Pode ser ou não mas enfim o que eu quero fazer é selecionar essas células clicar aqui nas bordas todas as bordas porque dessa forma a gente consegue criar essa.
Divisão aqui ó vai ficar mais fácil a gente identificar aonde que a gente vai escrever cada item aqui no nosso formulário se você quiser você pode até clicar aqui em exibir e remover linhas.
De grade porque dessa forma fica com visual bem mais clean o seu formulário E além disso você pode selecionar todo o formulário e vir aqui em bordas e colocar por exemplo bordas externas.
Espessas e clica só no formulário aqui em cima e também coloca uma borda nele ó aí ó já tá quase finalizado o nosso formulário agora para fechar com chave de ouro visual eu vou colocar um botão.
Aqui no canto escrito assim é cadastrar porque toda vez que a gente clicar nesse botão ele vai automaticamente preencher com as informações que colocamos aqui a nossa planilha deixa eu vir então em.
Inserir formas e posso pegar aqui um retângulo e aí você dimensiona o retângulo de um tamanho que você acha que fique bom você pode fazer do jeito que você quiser né deixar pequenininho.
Deixar grande enfim eu vou deixar desse tamanho aqui um dois cliques aqui dentro e vou escrever cadastrar posso selecionar tudo que eu escrevi vou centralizar aumentar bastante o tamanho.
Da fonte colocar de nem tanto assim né Vamos colocar aqui ó de 18 acho que tá bom eu vou clicar em forma de formato e escolher uma cor que já tem pronta no Excel bem mais fácil do que.
Ficar fazendo do zero eu vou escolher esse azul aqui mesmo porque aí já combina com o design do nosso formulário e é isso aí então esses aqui ficou o meu formulário ele ainda não tá pronto né a.
Gente vai ter que criar as listinhas e tudo mais mas vamos preenchendo para ver como é que vai ficar isso aqui na prática então produto coloquei aqui o nome o sku quantidade Digamos que eu.
Tenha comprado 20 unidades do produto o custo unitário R 9,99 o custo total como é que vai ser igual custo unitário vezes a quantidade vou apertar o enter Então veja que a gente já começou a.
Automatizar isso daqui posso selecionar essas células aqui também e centralizar tudo ao meio essas células aqui também aí pronto Agora ficou melhor e onde eu tenho custo unitário e custo total eu.
Posso selecionar e colocar aqui em moeda do Brasil porque a gente sabe que é referente a dinheiro fornecedor por exemplo loja do João e o pagamento ele pode ser a vista cartão de crédito.
Débito pode ser em 7 dias 7 14 21 e assim por diante né 30 60 90 Enfim então para que eu não precise ficar escrevendo isso toda a hora de forma repetida eu posso criar uma listinha para me.
Auxiliar com isso então clicando nessa célula aqui eu posso vir em dados e aqui na direita validação de dados eu vou escolher aqui ó qualquer valor lista e aqui dentro da lista eu vou colocar as.
Opções que eu quero a vista ponto e vírgula aí a segunda opção vai ser por exemplo 7D 7 dias ponto e vírgula 14 dias ponto e vírgula 30 dias ponto e vírgula 7 14 dias 7 14 21 vou apertar ok.
Agora já tenho a listinha criada aqui para mim com todas as opções que eu criei anteriormente é dessa forma eu não preciso mais ficar digitando toda hora a informação que eu preciso fica bem mais.
Fácil marca pode ser marca 1 2 3 e o estado vai ser novo ou usado mas só pra gente fazer algo diferente e ao invés de criar uma listinha e selecionar novo ou usado eu quero fazer algo ainda.
Diferente aqui então por exemplo eu vou clicar em aqui em cima em desenvolvedor caso você não tenha essa guia do desenvolvedor não tem problema você pode clicar em página inicial em qualquer.
Parte vazia do seu Excel botão direito e então personalizar a faixa de opções Você vai em comandos mais usados e troca para todas as guias e aqui você seleciona.
Desenvolvedor clica em adicionar e então clica no OK É isso aí agora você já tem o desenvolvedor você pode vir em inserir e nessa opção que tem esse pontinho ó ponto de opção clicou clica segura e.
Arrasta para dimensionar o botãozinho vou escrever assim ó novo e vou deletar os demais então esse aqui é um produto novo como se fosse deixa eu clicar com o botão direito nele apertar o ES e com as.
Setinhas do teclado agora eu jogo ele para cima ó aí eu posso apertar aqui para duplicar cont CRL C E então CRL V para copiar e colar e novamente com as setinhas do teclado eu eu arrumo ele.
Aqui dentro da célula Então temos a opção de novo e agora botão direito editar texto usado ou é novo ou é usado o estado do produto a data da compra eu posso colocar aqui uma data enter que o.
Excel já entende como data e aí uma vez que eu preenchi tudo é só clicar em cadastrar e todos esses dados vão ser jogados na minha de compras Ah mas cadê sua planilha de compras é isso que a.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wn7QYCIBPbE