Copio ó as informações dessa planilha Posso copiar até mais informações não tem problema CRL C para copiar venho aqui na minha planilha ó original onde já fiz as automatizações.
Seleciono um punhado de células de colunas contrl V para colar então basicamente o que que eu fiz peguei a planilha que eu recebi nova e coloquei aqui para eu fazer as análises mas é.
Muito mais rápido agora por quê Porque eu já o Excel já sabe o que eu preciso ó que interessante tá vendo que tá todas as colunas pequenininhas e assim por diante né então se eu apertar aqui por.
Exemplo contrl shift q todas as colunas são ajustadas automaticamente de modo a caber o texto que tem dentro dessas colunas o outro ajuste automático que eu fiz é contrl shift w que consegue.
Transformar aqui ó os valores de venda de Margem e também das datas no formato padrão correto e mais uma automatização que eu fiz é se eu selecionar algumas células onde eu quero aplicar um design.
Diferente basta que eu clique ó contrl shift e E essas células são formatadas do modo que eu quero com a formatação que eu criei Então veja que eu vou criando vários atalhos no Excel para me.
Auxiliar nestes processos de que tenha repetição e algo do tipo né um outro atalho que eu criei também é aqui no Excel Ó tem algumas nessa planilha algumas células que tem algumas fórmulas.
Como a margem E se eu copiar essas células colocar aqui do lado cont control V veja que vai dar erro por quê porque na verdade eu tô copiando e colando fórmulas então fica com erro o.
Ideal seria eu fazer o seguinte ó copiar essa porcentagem aqui cont contrl C clica aqui do lado vai em página inicial colar apenas valores olha só mas isso dá muito trabalho né então eu também criei.
Uma automatização aqui ó ao invés de eu copiar um punhado cont CRL c e cont CRL v que vai dar e também vai puxar ó a formatação anterior eu copio o que eu preciso cont contrl C clico do lado e.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- Ideias para Planilhas - Classificação Interativa
- Como usar ProcX ao invés de ProcV e ProcH no Excel
- Como Inserir um Ícone de Avaliação na Tabela no Excel
$ads={1}
Vou usar o meu atalho contrl shift R - PLANILHA EXCELDessa forma eu consigo copiar e colar apenas valores e agora a última automatização que eu vou fazer aqui vai ser para poder filtrar a minha base de.Dados utilizando a maior venda na parte de cima e a menor venda na parte de baixo então dá uma organizada melhor nisso daqui ó contrl shift T foi aplicado filtros a minha base de dados.
Filtrando as informações que eu preciso e você também pode encontrar toda essa lista de automatizações aqui dentro das macros a gente vai ver como mexer em tudo tá como habilitar como fazer tudo.
Olha só ajustar colunas design filtrar formatar e valores Vamos então na prática aprender como ganhar tempo no Excel vamos lá podemos começar por encontrando a ferramenta macro aqui no.
Excel para isso você pode ir em exibir e aqui na direita ó macros clica na setinha para baixo e aqui você vai ter exibir macros e gravar uma macro mas Digamos que por algum motivo você não.
Encontre a macro do do seu Excel aqui então você pode vir em desenvolvedor Ah mas eu não tenho essa guia do desenvolvedor no meu Excel então não tem problema que é só você clicar na página.
Inicial em qualquer parte vazia botão direito e então personalizar a faixa de opções agora você vem aqui ó comandos mais usados você troca para todas as guias e aí você vai encontrar ó.
Desenvolvedor clica adicionar e então clica no Ok dessa forma a gente já vai ter aqui ó desenvolvedor e as ferramentas de gravação de automatização de macro que vamos utilizar nesse vídeo.
Aqui e uma macro basicamente consegue nos ajudar a automatizar tarefas ou seja Digamos que todos os dias a primeira coisa que você faz é baixar um relatório do sistema ou algo do tipo que é todo.
Dia a mesma coisa você precisa por - PLANILHA EXCEL
Exemplo clicar e aumentar o tamanho das colunas ó para que elas possam ficar certinhos de acordo com o texto que tem dentro das colunas né as informações eu.Não quero ficar fazendo isso todo dia então vamos utilizar macro para automatizar essa tarefa aqui deixa eu voltar o que eu fiz ó beleza e um jeito muito simples e rápido de poder ajustar.
Todas as colunas da planilha seria clicar nesse Quadradinho que fica aqui em cima ó porque aí a gente seleciona toda a planilha todas as colunas e aí na divisão de uma coluna com a outra é só.
Você clicar duas vezes 1 dois pronto aí veja que todas as colunas foram ajustadas automaticamente mas dá pra gente deixar ainda mais rápido esse processo com macro Então vamos voltar ao.
Que eu fiz e agora vamos gravar uma macro aqui no Excel para fazer automaticamente esse processo vou clicar aqui ó gravar macro e o interessante né que se eu fizer isso hoje amanhã eu não.
Preciso fazer e nem depois de amanhã e e assim por diante então eu faço uma vez só e depois é só apertar uma tecla e aí a macro executa para mim todas essas ações eu posso dar um nome aqui pra.
Minha macro como por exemplo ajustar colunas mas é muito importante que você não use espaço para separar as palavras usa um tracinho no lugar por exemplo porque senão vai dar erro ó underline.
Tracinho você pode até definir um atalho ó Toda vez que você apertar por exemplo control a ou contrl s ou qualquer coisa do tipo você consegue ativar esse atalho e você até pode usar o shift em conjunto.
Ó contrl shift q por exemplo quando eu apertar cont CRL shift q essa automatização que eu fiz vai ser feita posso colocar uma descrição também ó essa macro ajusta o tamanho e blá blá.
Blá enfim não precisa é opcional deixa eu clicar no Ok e agora sim a macro está gravando ó tudo que eu fizer tudo que eu clicar mudar de cor ajustar vai ser salvo na macro e a única coisa que eu.
Preciso fazer aqui como aprendemos é clicar aqui em cima no cantinho do Excel clicou dois cliques na divisão de qualquer coluna uma com a outra 1 dois simples assim se você quiser você pode.
Clicar na célula A1 lá na primeira e é isso aí parar a gravação e pronto já tá funcionando Quer ver Deixa eu selecionar um punhado de colunas aqui e vou clicar e arrastar para dentro ó pra esquerda.
Para diminuir o tamanho tá vendo Então Digamos que voltou a planilha do jeito que tava eu preciso fazer o processo de novo eu posso utilizar o atalho que fizemos cont contrl shift q ó.
Atualizou todas as colunas em um segundo ou também Vamos diminuir aqui de novo ó ó vamos por outro caminho agora eu poderia clicar em macros e aqui eu posso ver a lista de todas as macros que eu.
Fiz até o momento só tem uma então clico clico em executar e olha só a coluna é ajustada para mim automaticamente Super Simples né assim que a gente faz macro no Excel um segundo exemplo de como que.
A gente pode usar macro aqui no Excel seria para corrigir cada uma das colunas com a formatação correta por exemplo aqui na coluna B eu tenho data mas olha o jeito que tá a data tá com número bem.
Grande tá estranho né O ideal seria a coluna B clica nela E então página inicial e aqui no cantinho ó geral clica e troca para data abreviada Agora sim dá para entender as datas né o mesmo.
Acontece aqui ó paraa venda e custo eu preciso clicar em moeda para que fique mais organizado para mim margem também ó poderia clicar na porcentagem aumentar as casas decimais e assim por diante.
Então veja que tem uns pequenos ajustes que eu poderia fazer na planilha Mas como eu falei eu não quero fazer nada quem vai fazer o Excel Então vamos gravar uma macro até porque todo dia é a.
Mesma coisa né então é mais fácil pedir ajuda do Excel Então vamos lá o que eu posso fazer aqui é o seguinte deixa eu selecionar tudo que eu fiz clicar aqui em geral ó e confirmar só para eu ter.
Certeza Como é que os dados vão chegar até mim agora que eu tô vendo a planilha do modo original eu posso voltar aqui em desenvolvedor gravar macro e essa macro aqui ela vai.
Formatar os dados não se esqueça né Vamos colocar tracinho underline para escrever né as palavras separadas o atalho que eu vou utilizar agora vai ser contrl shift w você poderia utilizar.
Qualquer outro também não tem problema Control shift 1trl 1 enfim contrl shift w é o atalho que eu tô usando aqui e então ok O que que eu quero fazer é clicar na coluna B e trocar em página.
Inicial o geral por data eu também quero clicar por exemplo em Venda e custo e colocar em moeda margem colocar em porcentagem e aumentar para duas casas decimais a quantidade Eu também poderia.
Selecionar e colocar por exemplo em número aí ó ficou melhor eu acho aí eu posso voltar a clicar na primeira célula da planilha desenvolvedor parar gravação É isso aí se você clicar na macros agora.
Aqui no botão temos duas que acabamos de fazer formatar os dados e ajustar as colunas agora uma terceira macro que podemos fazer Talvez seja aqui pro cabeçalho veja que o meu cabeçalho está.
Apenas com textos simples mas eu gostaria de dar uma melhorada por exemplo pegar aqui o produto como referência mas eu vou fazer isso para todas as a primeira linha do cabeçalho.
Pintar um fundo diferente colocar uma cor diferente talvez aqui pode ser um um azul L letra de colocar B e assim por diante ó deixar diferente tá vendo só que eu não quero ficar fazendo.
Isso toda hora pinta de amarelo pinta de azul coloca a borda coloca eu gostaria de deixar mais automático esse processo então também podemos utilizar macro para nos auxiliar Porém Aqui é.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XPOsH4Ndw5M