03 - No Limite (2Co 1.8-11)

03 - No Limite (2Co 1.8-11) Segunda carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 1 nós vamos hoje do verso 8 até o verso 11 possamos a leitura porque não queremos irmãos que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia por quanto foi Acima das nossas forças a ponto de desesperarmos até da própria vida contudo já em nós mesmos tivemos a sentença de morte para que não confiamos em nós e sim no Deus que ressuscita os.

03 - No Limite (2Co 1.8-11)

Mortos o qual nos livrou e livrará de tão grande morte em quem temos esperado que ainda Continuará a livrarmos ajudando-nos também vós com as vossas orações a nosso favor para que por muitos sejam dadas graças a nosso respeito pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos até aqui a leitura da palavra de Deus nós começamos a estudar essa carta.

Com o objetivo de entender seu significado e de que maneira ela fala a nossa vida hoje e nós já descobrimos que essa na verdade é a terceira carta que Paulo escreveu a igreja de Corinto ela é chamada de segunda porque das quatro cartas que Paulo escreveu aos Coríntios duas foram preservadas que foi exatamente a segunda e a quarta mas que entraram no Canon como sendo a primeira e a segunda essa terceira carta foi escrita com o.

Objetivo de agradecer o efeito da terceira carta defender Desculpa essa quarta né para agradecer o efeito da terceira carta que é uma carta Severa que ele faz menção aqui defendeu o apostolado dele contra algumas pessoas que ainda estavam questionando isso na igreja e denunciar falsos Apóstolos que estavam penetrando na igreja e que eram os autores desse.

Questionamento do apóstolado do apóstolo Paulo e uma das coisas que esses falsos Apóstolos argumentavam contra Paulo é que não tinha como Paulo ser um ministro de Deus ou um Apóstolo de Jesus Cristo diante de todos os Sofrimentos que ele passava por onde Paulo passava ele apanhava era preso era expulso da cidade era sediado então como é que uma pessoa né rejeitado pelo seu próprio povo como é que uma pessoa assim podia ser de Deus se fosse de Deus seria protegido seria.

Abençoado teria Livramento o tempo todo é não sofreria tanto né mas como é que alguém que sofria como ele podia ser Apóstolo de Jesus Cristo Então esse Sofrimentos de Paulo eram parte da argumentação dos falsos Mestres na cidade de Corinto contra autenticidade do ministério de Paulo e uma das razões que ele escreveu essa carta é para exatamente dizer que o seu e Sofrimentos ao contrário eram a prova de que ele era verdadeiro Ministro de Jesus Cristo.

E o que ele faz então aqui já no início da carta nós vimos na última quarta-feira é explicar então o propósito daquele Sofrimentos Por que que ele sofria tanto e nós vimos então na quarta-feira passada de que Paulo diz que no meio de todas as tribulações que ele passava Deus o consolava e com isso ele o preparava para poder consolar os outros é por isso que ele sofria porque com o.

Sofrimento e a Consolação que ele recebia da parte de Deus ele podia também consolar outras pessoas que estavam passando pelos mesmos Sofrimentos que ele também passava isso nós vimos na quarta-feira passada agora nós veremos mais quatro lições que nós podemos tirar de uma experiência em particular que Paulo menciona aqui e que foi uma experiência de intenso sofrimento tão grande que Paulo coloca aqui como é um referencial do que é o da.

Razão pela qual ele sofre e as quatro lições são essas que primeiro Deus permite sim que seus servos passem por experiências é extremas e desesperadoras segundo que esse Deus faz isso para que nós aprendamos a confiar nele terceiro que Deus costuma nos livrar dos perigos de morte e das grandes tribulações até um ponto e último que as orações elas são instrumento precioso de.

Deus para que nós possamos enfrentar essas tribulações da vida são essas quatro lições que nós podemos ter aqui dos versículos que nós acabamos de ler Então vamos logo para primeira que está no verso 8 ou seja que Deus às vezes permite mesmo que os seus servos passam por tribulações problemas e desesperadoras olha o Paulo diz no verso 8 não queremos irmãos que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia por quanto foi Acima das nossas forças a ponto de desesperarmos até da.

Própria vida a que experiência Paulo se refere a discussão entre os estudiosos com relação a isso mas a maioria está inclinada a entender que Paulo se refere ao que aconteceu na cidade de Éfeso que nós encontramos no livro de Atos Capítulo 19 eu queria ver com vocês Atos Capítulo 19 nós temos o relato de como Paulo foi pregar o Evangelho em Éfeso e como Deus o abençoou ali muita.

Gente se converteu e inclusive muita gente que praticava Artes mágicas muitos Adoradores da Deusa Diana a Deusa Diana tinha seu Santuário Nacional na cidade de Éfeso e tinha muita gente que ganhava dinheiro fazendo estátuas da Deusa de Ana nichos eram os santeiros daquela época da mesma forma como tem hoje gente que ganha dinheiro fazendo imagem de vossa senhora disso vossa senhora daquilo outro então naquela época os santeiros ganhavam dinheiro fazendo imagens da Deusa Diana.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Paulo prego o evangelho em Éfeso Multidões se convertem param de adorar a

    Deus a Diana e o comércio de Santo crise não é ninguém mais está comprando estátua da Deusa Diana e De quem é a culpa de Paulo porque Paulo tava desencaminhando Muita gente da idolatria para o verdadeiro evangelho então o sindicato dos santeiros lá em Éfeso liderados pelo chefe do sindicato chamado Demétrius ele reúne o pessoal e diz nós temos que fazer alguma coisa porque nossa profissão tá correndo né tá.

    Correndo risco né e ele então apela para os motivos religiosos e diz que esse Paulo está Ele disse que Paulo estava atacando a Deusa Diana e enfim promoveu um tumulto muito grande e procurar o Paulo para pegar pau a multidão enfurecida queria pegar o apóstolo Paulo não conseguiram pegar o apóstolo Paulo Nós lemos aqui isso a partir do verso 23 né de Atos 19 Nós lemos a respeito do tumult tumulto gerado por Demétrio diz.

    No verso 29 que a cidade ficou em confusão e foram para o teatro que era o lugar onde tinha essas assembleias para se discutir assuntos referentes à Vida da cidade é espécie de Assembleia da prefeitura E lá eles pegaram dois companheiros de Paulo gaio e aristar e quando Paulo soube que estavam atrás dele que aquela confusão era por conta dele Paulo queria ir lá no teatro e se apresentar aí os amigos isso é mais você não vai fazer isso de jeito nenhum porque se você aparecer lá eles vão.

    Matar você na hora você vai ser morto na hora então há muito custo eles conseguiram segurar Paulo mas mesmo assim é eles pegaram Alexandre verso 33 o escrivão da cidade é que ainda conseguiu a mainar a situação e finalmente a confusão parou mas quase que Paulo morre nisso aí ele teve que sair da.

    Cidade depois disso Capítulo 20 verso 1 cessado tumulto Paulo mandou chamar os discípulos e tendo os confortado despediu-se e Partiu para Macedônia exatamente para Corinto exatamente para a cidade de Corinto então foi um momento difícil na vida do apóstolo Paulo esse tumulto foi provocado por Demétrio que era o chefe dos santeiros provavelmente teve o apoio dos juDeus da liderança da Sinagoga os judeu sempre estavam.

    Procurando o motivo para perseguiu o apóstolo Paulo ele esteve muito próximo da morte a situação foi extremamente difícil então é provavelmente a essa situação que Paulo se refere aqui Quando ele estava esteve em Corinto e depois escreve a Corinto Lembrando que ele foi para Corinto depois de ter passado por isso ele ele fala ele diz para eles eu não quero que vocês ignorem desculpa Ele.

    Tinha estado em Corinto né Isso aqui é outra viagem que ele fez ele tinha estado em Corinto um capítulo 18 em Éfeso ele fez isso depois ele volta para Macedônia para os Coríntios e depois ele escreve essa carta dizendo eu não quero que vocês ignorem não eu quero que vocês se lembrem daquilo que eu passei lá na Ásia as era uma das províncias romanas da qual Éfeso era capital Então por conta disso por conta da proximidade de Corinto e da cronologia os estudiosos.

    Acham que aqui no verso 8 Paulo Está se referindo aquele tumulto que aconteceu lá onde ele quase perde a vida ele se refere aquela situação de duas maneiras ele diz que foi primeiro acima de nossas forças ele diz nossas porque ele não estava sozinho lá tinha alguns companheiros que inclusive chegaram a ser presos né ameaçados e assediados mesmo então ele disse que foi Acima das forças ou seja foram Sofrimentos e foi uma provação muito grande e muito dura sobre ele.

    E é o ponto que eu falei Deus às vezes permite que os seus servos enfrenta em situações em que eles consideram que é acima do que eles podem suportar Acima das suas próprias forças coisa muito Severa coisa muito pesada coisa muito dura emocionalmente fisicamente pressão de Fora pressão de dentro Então foi o que Paulo sentiu ali que era mais do que ele podia suportar.

    Ele já tinha passado por muita coisa antes mas aquela em particular Parecia ter sido uma provação assim onde ele

    Disse como é a segunda coisa que ele diz ainda não verso 8 que ele desesperou da vida ou seja ele achou ele achou ali e ali ele tinha ele perdeu a esperança de sobreviver aquilo ali foi um daqueles momentos na vida de Paulo ou talvez um momento na vida de Paulo que ele disse pronto chegou o meu fim eu não vou escapar com vida disso aqui chegou minha hora né esse é o momento em que.

    Deus vai me levar e vou morrer aqui na mão dessa multidão que vai me levar daqui do teatro vai me levar para o meio da rua e vai me apedrejar ou então vai me entregar as autoridades eu vou morrer decapitado Enfim chegou a minha hora Paulo chegou a esse ponto de dizer é hoje de hoje eu não passo chegou um momento Então esse é o ponto que Deus às vezes permite situações extremamente radicais na vida da gente extremamente perigosas difíceis situações de grande.

    Angústia e sofrimento a ponto da gente dizer assim eu não vou sobreviver a isso chegou o meu fim é a minha hora o crente não livre de passar por isso você e eu pode ser uma situação de doença pode ser uma situação de acidente passei uma situação de assalto eu já tive ladrão entrando na minha casa e botou arma na minha cabeça e eu disse isso aqui chegou chegou meu fim né E a minha esposa tava comigo também E tantas outras situações que nós podemos enumerar eu tenho.

    Certeza que alguns de vocês podem dizer isso aqui porque que Paulo queria que os Coríntios lembrassem disso né porque ele começa o versículo dizendo eu não quero que vocês ignorem o tipo de tribulação que eu passei lá em Éfeso em que eu que foi Acima das minhas forças humanas para suportar e eu pensei que eu não tinha mais saída porque que Paulo queria que os Coríntios lembrassem disso talvez primeiro porque os falsos Mestres né aqueles que estavam atacando Paulo estava dizendo que Paulo tinha sido Covarde em fugir da cidade de.

    Éfeso e Paulo disse não eu não fui covarde Veja a natureza da tribulação veja que ponto chegou nós não nós ninguém deveria se Paulo tivesse ficado em Éfeso seria tentar a Deus porque tava Claro que ele seria morto se ele ficasse ali então o crente ele não é chamado para ser Marte a gente só deve enfrentar um martírio se o martírio nos é imposto Então se vierem para nós e.

    Ameaçarem nossa vida como acontece com os cristãos nesses países perseguidos Então Deus nos dará graça de na hora nós enfrentarmos o sofrimento e morrer por Cristo se essa foi a vontade dele mas não há nada na Bíblia que diga que eu deva procurar um martírio então se eu puder fugir se eu puder escapar eu devo aproveitar oportunidade de escapar E foi exatamente isso que Paulo fez então os.

    Seus adversários talvez tivessem dizendo ele foi covarde mas Paulo Espera aí vamos ver o que é que eu passei ali eu estava em risco de perder minha vida e há muito trabalho a ser feito e é muito trabalho a ser feito e então ele aproveitou a oportunidade e no dia quando a coisa melhorou ele chamou os discípulos deu as últimas ordens e ele foi para Macedônia pregar o Evangelho no outro lugar então eu talvez por isso que ele queria por isso que ele começou essa passagem dizendo eu não quero que vocês.

    Ignorem a natureza da tribulação que foi lá para depois vocês não ficarem acreditando que esses caras estão dizendo aí e que eu fui um covarde diante do primeiro contratempo eu fui embora não foi um contratempo né Eu cheguei a desesperado da vida pensar que tinha chegado no meu limite e não tava na hora ainda de eu entregar minha vida na vida desses Perseguidores e também ao mesmo tempo Paulo queria que ele soubessem da gravidade do Sofrimentos que ele enfrentava por Jesus Cristo.

    Porque mais tarde na carta Paulo vai apresentar três listas de Sofrimento que nós vimos na quarta-feira passada tem três listas onde ele não era tudo que ele passou por Jesus Cristo então aqui ele tá já preparando o caminho para dizer que o verdadeiro Apóstolo de Cristo e alguém que está disposto a passar por tudo isso ou é alguém que a sequência do seu trabalho levanta esse tipo de perseguição a ponto dele desesperada a própria vida então essa experiência ela é importante para o.

    Restante da carta e para o argumento do apóstolo Paulo ele não quer que os Coríntios ignorem a natureza dos Sofrimentos que ele passou esse Sofrimentos de Paulo eles são similares Há muitos servos de Deus do Antigo Testamento e que são descritos como Heróis da Fé lá em Hebreus Capítulo 11 Eu quero ler a partir do verso 35 Hebreus 11:35 em diante o autor da carta aos hebreus Está se.

    Referindo a homens e mulheres do Antigo Testamento que eram pessoas de fé e que nem por isso deixaram de sofrer ao que ele diz Hebreus 11 a partir do verso 35 mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos alguns tá falando de dos homens e mulheres de fé alguns foram torturados não aceitaram o seu resgate para obterem superior ressurreição outros por sua vez passaram pela prova de escárnios e açoites sim até de algemas e prisões.

    Foram apedrejados provados cerrados pelo meio mortos a fim de espada assim cerrados pelo meio é uma referência ao profeta Isaías lá no livro de Isaías e nem no livro de Isaías nem nos livros históricos a menção da morte de Isaías mas há livros que foram escritos no período intertestamentário eu não tenho certeza qual agora em que há uma menção de que Isaías morreu Cerrado ao meio então a referência aqui é provavelmente a Isaías mortos ao Fio da Espada andaram.

    Peregrinos vestidos de pele de ovelhas e de cabras referência ao profeta Elias né necessitados afligidos maltratados homens dos quais o mundo não era digno é antes pelos desertos pelos montes pelas Covas pelos antros da terra tá aqui como o autor da carta aos hebreus se refere aos homens de fé do Antigo Testamento o fato de que eles eram tementes a Deus confiantes em Deus e que se tornar exemplos para nós não os livrou de.

    Passar por todo esse tipo de situação no limite no limite mesmo e alguns casos eles enfrentaram morte né como o caso de Isaías e encerrado ao meio e outros que morreram ao filho da espada Então esse é o meu primeiro ponto dessa passagem O que que a gente aprende aqui sobre tribulação que às vezes Deus permite que nós sofremos até o limite da morte até bem próximo até assim ele vai esticando você até.

    É como se ele dissesse assim vamos ver até onde você aguenta né Nós somos provados e testados até os nossos limites e até além né se podemos dizer assim a ponto de a gente dizer acabou eu não aguento mais cheguei no fim e assim por diante mas segundo ponto aqui que tá no verso 9 se mudar os Coríntios 1 9 é que o alvo de Deus sempre é que nós aprendamos a confiar nele a confiança que a gente tem em nós.

    Nós mesmos nas nossas habilidades e capacidades e a confiança que a gente tem nos outros é tão grande que às vezes é muito difícil a gente confiar em Deus Somente a gente confia em Deus e em nós a gente confia em Deus e no talão de cheque a gente confia em Deus e no nosso amigo lá na polícia que pode dar um jeitinho a gente confia em Deus e uma pessoa importante influente que pode quebrar o nosso galho então para a gente aprender a confiar só em Deus Deus permite então certas situações.

    Onde todo o auxílio humano toda ajuda humana é inútil como foi o caso de Paulo lá em Éfeso é Paulo estava a mercê realmente dos seus dos seus inimigos com e não tinha não tinha como ele sair daquela situação não tinha como sair daquela situação Então olha o que que ele diz um verso 9 com tudo o contudo aqui é o contraponto do que diz no verso 8 de que desesperou da vida contudo já em nós mesmos tivemos a.

    Sentença de morte para que não confiemos em nós e se no Deus que ressuscita os mortos ele diz que naquele momento ele diz que ele enfrentou aquele momento consciente de que ele tinha uma sentença de morte sobre ele o que que ele quer dizer com isso pode simplesmente se referir ao fato de que ele se sentiu como uma pessoa condenada à morte caminhando pelo Corredor da morte para ser eletrocutado morto de alguma forma ou mais provável é que isso que ele diz.

    Aqui que ele já tinha nele a sentença de morte representava a consciência que Paulo tinha de que desde aquele dia em que ele Creu em Jesus Cristo no caminho de Damasco e recebeu Chamado de Deus para ser Apóstolo Ali era como se Deus tivesse sentenciado Paulo a morte ele passou a ser um condenado à morte a partir do dia que ele recebeu Jesus como seu Salvador Mas não é isso mesmo que Jesus Cristo.

    Disse aos seus seguidores o que foi que ele falou se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la mas aquele que perder a sua vida por amor de mim esse vai ganhar Então na hora que você se torna discípulo de Jesus Cristo tem uma sentença de morte sobre você significa o que é uma pessoa sentenciada amor a.

    Gente aqui não às vezes essa figura não é muito clara para nós porque no Brasil não tem pena de morte mas no antigo Oriente havia pena de morte e as autoridades exerciam essa pena com muita frequência dependendo do tipo do crime as pessoas eram apenas com a morte elas ficavam presas durante um tempo e depois elas eram levadas Para Morrer havia várias formas de execução havia aquelas forma mais humanas tipo assim.

    Cortar a cabeça né e havia aquelas que eram mais desumanos como por exemplo ser lançado as feras lá no Coliseu não é num teatro num anfiteatro numa arena ou então ser lançado lá nessa Arena para ser morto pelos gladiadores ou então como Nero fez não é havia a morte aliás como Império Romano tinha tinha a morte de Cruz que eram uma das formas mais vergonhosas e dolorosas de matar pessoas que eram condenados era assim que o.

    Barrabás que tinha sido condenado a morte ele haveria de morrer ele haveria de morrer pendurado numa cruz fora de Jerusalém que era um método Cruel de execução mas que era usado pelo império romano império romano executou milhares centenas de pessoas milhares provavelmente usando esse método da cruz não é crucificação E então Paulo se sentia como alguém que tinha sido condenado à morte isso significava que ele esperava a morte a qualquer momento a.

    Qualquer momento O Carrasco poderia chegar e dizer na chegar na prisão e dizer é hoje ele não sabia se viveria mais um dia então o condenado à morte ele não podia fazer planos ele não era dono da sua própria vida ele não tinha esperanças e ele não ia impotente para reverter a sua situação ele vivia a sombra da morte Portanto ele não era apegado a nada ele não era pegado a nada não tinha nada que se apegar propriedades e pessoas e tudo né ele.

    Vivia naquela expectativa era assim que Paulo se sentia era assim que ele se considerava desde o dia em que Cristo lhe apareceu no caminho de Damasco o chamou para ser seu discípulo e lhe deu a missão de ser Apóstolo e na verdade isso também se aplica cada um de nós nós somos como que condenados a morte ou seja nós não temos convicção do amanhã nós vivemos desapegados das coisas que nos cercam nós sabemos que essa situação.

    Aí reversível e a nossa Única Esperança portanto é Deus é isso que Paulo tá dizendo aqui eu tinha a sentença de morte para que confiasse veja o verso 9 para que não confiassemos em nós mas sim no Deus que ressuscita os mortos o que Paulo quer dizer é o seguinte todo esse sofrimento e toda essa provação que Deus permite que nós passemos aqui nesse mundo é exatamente para nos desapegar.

    Desse mundo para que nós nos vejamos como condenados à morte aqui e que a nossa vida na verdade é no mundo vindouro por isso que ele menciona que o Deus que ressuscita os mortos o que é que isso significa pode me livrar aqui do Sofrimentos mas se ele não me livrar ele vai me ressuscitar minha esperança sempre será a ressurreição dos mortos do novo céu e a nova terra onde habita a justiça Então para que a gente desapegue de carro de casa de.

    Confortos de segurança de pessoas de qualquer coisa aqui nesse mundo Deus manda aprovação e às vezes provação extrema Porque infelizmente é só assim que a gente Desapega das coisas desse mundo e chega perto de Deus embora isso só funcione mesmo no crente Porque quanto mais sofrimento vem para o descrente mais ele mal diz a Deus mas ele se revolta com Deus mas ele vai ser.

    Lançado na bebida ou nas drogas ou qualquer outra coisa em rebelião contra Deus esse tipo de procedimento de didático ele só funciona nos filhos de Deus o filho de Deus quando ele sente o sofrimento aprovação ele pode até né passar por um período assim de questionar a Deus né Como Jó fez porque que está acontecendo comigo mas no final isso tudo vai contribuir para o crescimento dele Essa é a segunda.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0-NTuDx7C_8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem