Quando usar a função SUM ou SUMX no Power BI

Quando usar a função SUM ou SUMX no Power BI Fala pessoal tudo bem Victor the Expert curs aqui nesse vídeo eu quero mostrar qual é a diferença da função Sam para a função sunex que são funções de soma aqui no power bi Ok é muito simples você.

Quando usar a função SUM ou SUMX no Power BI

Entender a diferença e você utilizar essas duas funções a seu favor quando for a melhor situação para você ganhar tempo deixar o seu arquivo mais leve né entre outras coisas interessantes que.

Você pode utilizar estas duas funções então ó já deixa o curtir aqui no vídeo tá para mais pessoas receberem esse conteúdo né conteúdo gratuito que a gente faz aqui para todos vocês e também.

Já se inscrev em nosso canal Expert curso que isso é muito importante pra gente ajudar a continuar o nosso trabalho cada vez mais ensinando não só Power bi mas diversos outros programas.

Vamos lá nós estamos aqui na tela inicial do Power bi tô com uma base de dados bem simples que eu já importei Ok essa aqui.

É uma aula mais para você entender os conceitos tá não é uma aula e que você coloca na PR áa tá mas você pode aplicar no que você tenha entender essas duas funções a diferença entre elas né a Sam.

E a suex então nós temos aqui essa nossa tabela se eu clicar aqui ó em modelo de exibição da tabela é isso aqui que nós temos tá alguns cabeçalhos e a gente pode começar pela função su vamos supor.

Que eu quero somar aqui a quantidade vendida nós temos a quantidade vendida em cada uma das Linhas então aqui ó nesta nossa linha aqui né Nós temos 12 3 25 3 24 e assim por diante O que que a.

Função su vai fazer ela vai somar todos esses valores aqui tá toda essa minha coluna todas as linhas aqui que nós temos da quantidade vendida vamos clicar aqui então a.

Ferramenta de tabela Perfeito nós temos a opção aqui de Nova medida vamos criar uma medida ó cliquei aqui vai abrir para eu digitar então sempre aparece aqui nós estamos na linha um eu vou tirar aqui o.

Nome medida e vou colocar o que eu quero por exemplo a minha quantidade total é a soma da minha quantidade tá deixa eu até pressionar o contra aqui ó deixar um pouquinho maior.

Perfeito pra gente ter essa visualização legal perfeito quantidade total e agora vou chamar a função su ó digito aqui isso aqui é a soma preciso clicar nela ó cliquei com o botão esquerdo entrei na.

Veja Mais Aqui:

    Função quem que eu quero somar repare - Excel e Power BI

    Que aqui já está mostrando a tabela um tabela um tabela um porque é a nossa base de dados tá nomeada como tabela um Qual que é a coluna cabeçalho aqui que.

    Eu quero somar é aqui ó quantidade vendida se eu começar a digitar aqui ó qu ó quantidade já apareceu aqui ó quantidade vendida eu posso dar um clique fechei o meu parênteses e apertei.

    O enter se eu abrir aqui os meus dados agora nós vamos ter esta ã esta Nossa medida de quantidade Total se eu viess aqui né Vamos pegar aqui um perfeito vamos pegar aqui um cartão.

    Vamos inserir essa quantidade Total fez a soma de tudo que a gente tinha linha polir então 6241 só para conferir aqui o resultado essa é a nossa quantidade.

    Total então a função Sam eu posso fazer qualquer soma poderia fazer uma outra soma aqui do meu preço unitário então poderia vir aqui ó ferramenta de tabela nova medida vou mudar aqui ó.

    Para por exemplo preço unitário Total depois do igual ó clico aqui chamo a função Sam clico com o botão esquerdo Qual que é o cabeçalho que eu quero agora é o preço ó preço tome cuidado.

    Para não digitar o sidil tá que senão não aparece ó então aqui ó sem o sidil N sem sent nem nada preço unitário cliquei nele fechei o parêntese e apertei o enter ó repare que aqui nos meus dados.

    Fica criado a quantidade total e o preço unitário posso vir aqui ó se eu quiser ó criar um novo cartão perfeito ó um novo cartão vou posicionar aqui ao lado eu poderia.

    Adicionar esse preço unitário total para eu poder conferir aqui o meu resultado saber o que foi feito aqui nesta minha soma então a função Sam acho que ficou né Muito Claro tudo certo deixa até aqui.

    Excel e Power BI - Nos comentários ó se você tá comigo

    Comenta aqui nesse momento ó Victor tudo ok tudo ok tudo certo tá para eu saber que tá direitinho a nossa aula e vamos seguir para a função sunex eu vou voltar.

    Aqui ó no modelo de exibição de tabela e nós temos esses cabeçalhos vamos supor que eu quisesse criar aqui um faturamento Quanto que é o meu faturamento que eu tenho seria quem a.

    Multiplicação da quantidade vendida pelo preço unitário certo esse seria o meu faturamento o que que eu poderia fazer vir aqui ó em ferramentas de tabela criar uma nova coluna ó nova coluna eu.

    Iria chamar ela de faturamento e quem que seria o faturamento eu teria que multiplicar a quantidade vendida ó quantidade vendida da tabela um asterisco pelo preço.

    Unitário tabela um preço unitário eu faria essa multiplicação apertaria o enter eu criaria uma nova coluna com mais 500 linhas tá Você tá vendo que eu tô já sobrecarregando aqui um pouco.

    Os meus dados nada que tenha problema mas estou criando mais dados vamos supor que eu queira criar uma medida agora que nem nós fizemos de quantidade Total preço unitário total do.

    Faturamento Total o que que seria somar todas essas linhas aqui ó 18.000 com 387 com 1975 o que que no caso eu faria ferramenta de tabela viria aqui ó em.

    Nova medida e utilizaria a função s novamente agora aqui seria o meu faturamento Total chamaria a função TS clicaria nela quem que eu quero somar o meu faturamento tá faturamento fechei.

    Parênteses apertei o enter essa seria uma opção Isso foi o que você acabou de ver que você acabou de aprender a utilizar a função sun mas existe a função sunn né você já vê que tem um X.

    Depois né o x da multiplicação o que que ela faz eu poderia já fazer a soma multiplicando essas duas colunas seria mais rápido rápido tá então fazer com a função você já acabou de aprender também.

    Né Por exemplo faturamento muito tranquilo mas vamos lá vou clicar com o botão direito Deixa eu só excluir ó vou excluir essa medida perfeito e vou excluir esta aqui ó vou excluir também.

    Esta coluna e vamos chamar a função sunex então eu posso criar uma nova medida ó uma nova medida diretamente sem criar aquela coluna vou chamar aqui ó de faturamento Total vou chamar a função su.

    X ó já apareceu aqui igual a s Eu tenho um x no final cliquei com o botão esquerdo o que que ela me pede Primeiro qual que é a minha tabela Qual que é a minha base de dados aqui que eu tô.

    Utilizando aqui nesse arquiv a gente só tem uma tabela que tá nomeada aqui ó de tabela um tá eu posso até se eu digitar aqui ó tabela ó já vai aparecer aqui ó tabela um esse é o nome da minha tabela.

    Vou clicar nela vírgula o que que ela vai pedir agora qual que é a minha expressão então o que que eu vou multiplicar eu quero multiplicar a quantidade vendida Então vou digitar.

    Aqui ó quantidade vendida já aparece aqui ó tabela um qud quade vendida Ok certifica para clicar na na na na expressão certa quantidade vendida asterisco quem que eu vou estar.

    Multiplicando o meu preço unitário a tabela um preço unitário lembrando toma cuidado para não colocar o sidil qualquer acento que tenha às vezes não aparece tabela um preço unitário então.

    Nisso aqui eu já vou fazer a soma desta multiplicação posso fechar o parênteses e apertar o enter eu já vou ter aqui o meu faturamento Total certo então se eu vier aqui agora.

    Claro poderia criar também um novo cartão e adicionar este meu faturamento total que a gente tem aqui ó aproximadamente 7 milhões e pouco né Deve ter mais alguns quebrados mas.

    Repare que fica muito mais simples com a sanex criar esta nova medida a gente economiza uma nova coluna A gente fica com menos dados aqui na nossa base de dados é claro se você quiser ter uma uma.

    Uma tabela aqui que que mostra o o faturamento né propriamente para mostrar ficar mais organizado perfeito você pode utilizar sua função Sam Mas agora você já sabe também utilizar a função sunex.

    Né aí na sua base de dados no seu Power bi para melhorar aí os seus dashboards e toda a sua análise de dados todo o seu trabalho com esse programa certo espero que esse vídeo tenha ficado bem claro eu.

    Vou estar deixando aqui também na descrição desse vídeo para fechar nossa aula o link que nós temos um treinamento completo de power bi que vai desde o básico até o avançado se você quer.

    Melhorar esse programa você sente necessidade é um programa que vem crescendo muito uma ferramenta da Microsoft que cada vez mais vem sendo essencial no mercado de trabalho a gente.

    Tem por exemplo o Excel Word o PowerPoint né Há muitos anos já mandando nisso aí né fundamentais em qualquer currículo pacote office e tudo mais e a gente tem sim agora o Power bi já é uma.

    Realidade é muito importante você aprender a utilizar esse programa Pode parecer difícil mas não é tá principalmente você já sabe utilizar um pouco o Excel né outros programas não.

    Tem muita relação você pode sim estudar Power bi sem ter outros conhecimentos mas fica bem tranquilo você aprender fazer análise de dados criar dashboards bem interessante essa ferramenta é.

    Justamente para isso tá tomada de decisão fazer toda a análise é uma ferramenta incrível o link tá aqui na descrição confere todo o nosso curso é realmente um treinamento completo conta.

    Com vídeoaulas apostila n nosso material de apoio suporte para você tirar todas as suas dúvidas e quando você terminar o curso Você ainda recebe o seu certificado de conclusão para colocar no.

    AVISO LEGAL: AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal.

    ✅ MATRÍCULAS ABERTAS - Cursos Online de Excel e Power BI

    Aprenda do básico ao avançado com videoaulas diretas de 10 a no máximo 20 minutos com passo a passo de todos os módulos (Planilhas, Tabelas, Gráficos e Dashboards profissionais).

    Os Cursos contam com certificados que podem ser utilizados como capacitação profissional e horas extracurriculares

    VAGAS LIMITADAS!!! ⌛ Clique no Link do Vídeo e aproveite o preço PROMOCIONAL: https://www.youtube.com/watch?v=SOoNshM0cdU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem