POR QUE O CRENTE SOFRE - Hernandes Dias Lopes

POR QUE O CRENTE SOFRE - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes os amados nós vamos então abrir a palavra de Deus a na segunda carta do apóstolo Paulo aos Coríntios Capítulo 12 segundo Coríntios Capítulo 12 versos de 1 a 10 segundo Coríntios 12 de 1 a 10 o apóstolo Paulo escreve o seguinte se é.

POR QUE O CRENTE SOFRE - Hernandes Dias Lopes

Necessário que me glorie ainda que não convém passarei às visões e revelações do Senhor conheço um homem em Cristo que há 14 anos foi arrebatada até o terceiro céu se no corpo fora do corpo não sei Deus o sabe e sei que o tal homem se no corpo fora do corpo não sei Deus o sabe foi arrebatada ao paraíso e ouviu palavras inefáveis as quais não é lícito ao homem.

Referir de tal coa me gloriarei não porém de mim mesmo salvo nas minhas fraquezas pois se eu vier a gloriar-me não serei néscio porque direi a verdade mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve e para que não me ensoberbecesse com a grandeza das Revelações foi posto um espinho na carne mensageiro.

De satanás para esbofetear a fim de que não me exalte por causa disto três vezes pediu a senhor que de mim Então ele me disse a minha graça te basta porque o Poder se aperfeiçoa na fraqueza de boa vontade pois mais me gloriarei nas fraquezas para que sobre mim repouse o poder de Cristo pelo que sinto prazer nas fraquezas nas injúrias nas.

Necessidades nas perseguições nas angústias por amor de Cristo porque Quando sou fraco então é que sou forte Amém eu quero pensar um pouco então com vocês sobre as glórias e os Sofrimentos da vida cristã bom vocês todos sabem que o apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária ficou 1 ano e se meses em Corinto que.

Era a capital da província da caia uma cidade que fica entre o mar egu e o mar Jônico uma cidade que era uma espécie de Encruzilhada do mundo uma cidade extremamente promíscua na época uma cidade de um comércio febril e ali Paulo passou 18 meses plantando aquela igreja de certa forma foi a igreja que mais Deus trabalho para Paulo e foi a igreja que mais Paulo amou naquela igreja Paulo chegou a ser.

Chamado de impostor quando ele saiu e foi para Éfeso falsos Apóstolos rondaram aquela igreja e começar a espalhar naquela igreja que Paulo não era um Apóstolo legítimo que Paulo não era um Apóstolo confiável que Paulo não tinha tido as experiências arrebatadoras como credenciais pro seu ministério eles queriam de certa forma falsear o ministério de Paulo lançando.

Sombras sobre o ministério dele para desta forma enredar aquela igreja em quem Paulo tinha tanto investido e Paulo então precisa escrever esta carta a segunda carta nós temos aqui para fazer uma defesa do seu apostolado de todas as cartas que Paulo escreveu Esta é a carta mais pessoal e esta carta em grande parte é uma espécie de do apostolado de Paulo e uma defesa do.

Evangelho então para defender-se e defender o próprio Evangelho o apóstolo faz uma coisa que ele não gostava de fazer ele ele quebra suas próprias regras e ele começa exatamente dizendo isso Se é necessário que me glorie ainda que não convém ele não gostava de se gloriar ele não gostava de exaltar a ele mesmo ele não fazia dessas.

Coisas magníficas que ele tinha experimentado Milagres extraordinários essas revelações insólitas como bandeira do seu Ministério mas já que eles questionavam que ele era um Apóstolo e que não tinha as devidas CR ele precisa fazer isso embora pedindo desculpa por fazê-lo e então ele trata neste texto que Lemos primeiro das gloriosas visões.

E contrapõe isso revelando a nós seus amargos Sofrimentos é sobre esses dois assuntos que nós vamos tratar nesta noite vejamos em primeiro lugar As Visões de Paulo As Visões de Paulo Primeiro vamos olhar a procedência dessas visões olha comigo o verso primeiro se é necessário que me glorie ainda que não convém passarei às visões e revelações do Senhor bom vocês sabem que Paulo.

E teve algumas visões né ao longo do seu ministério a primeira delas foi exatamente no dia da sua conversão quando ele caminhava para damasco e o próprio senhor Jesus Cristo aparece a ele numa visão majestosa derrubando ao chão e trombando desde as alturas aos ouvidos da sua alma Saulo Saulo por me persegues dura coa te.

    É recalcitrar contra os aguilhões depois Paulo tem outras visões como ele

    Teve em trod passa a Macedônia e ajuda-nos ele tem outra visão como teve em Corinto fala e não te cales porque eu tenho muito povo nessa cidade como outra visão que ele teve em Jerusalém coragem Paulo porque assim como você deu testemunho aqui em Jerusalém eu quero que você dê testemunho também em Roma mas ele escolhe dentre tantas outras visões esta.

    Visão a visão de ter sido arrebatado até o terceiro céu e ele diz que esta visão não foi uma experiência Mística que ele mesmo elaborou no seu coração mas é uma revelação do próprio Senhor Jesus a procedência Divina não é humana não é um sugestionamento psicológico é uma ação de Deus na sua vida e aqui nos versos 2 a 4 ele então passa a descrever.

    Esta estas visões como você pode ter percebido na leitura e eu destaco aqui irmãos algumas coisas eh primeiramente Paulo não faz destas visões a plataforma do seu ministério Há muitos obreiros hoje que querem impressionar as pessoas fazendo dessas experiências algumas delas nem tanto verdadeiras para impressionar as pessoas.

    Para arrastar gente paraa sua própria alta admiração Paulo não fazia isso como foi dito aqui que o centro do culto é o senhor Jesus Cristo o centro do ministério de Paulo era o senhor Jesus Cristo eu não tinha outra pessoa para exaltar a não ser o seu senhor e não faz parte do ministério nem de Paulo nem deveria fazer parte do nosso Ministério qualquer atitude de alta exaltação Nós só temos um senhor que é de digno de toda a honra toda a glória e todo o louvor e Paulo mostra.

    Isso já no verso 2 quando ele ao descrever esta experiência tão gloriosa o faz na terceira pessoa conheço um homem em Cristo que há 14 anos foi arrebatado que homem é esse era ele mesmo ele podia dizer há 14 anos eu fui arrebatado eue não estaria mentindo ele não estaria falando em verdade era até dentro de um contexto permitido que tava se autod defendendo mas para tirar os holofotes.

    De si mesmo ele coloca o registro na terceira pessoa e a visão é uma coisa tão gloriosa que ele nem pode saber exatamente se ele estava no corpo ou fora do corpo certo é que ele teve estaão visão magnífica a grandeza das visões veja você que ele foi arrebatado ao terceiro céu o que é o terceiro céu Alguém já disse que o primeiro céu é esse que você olha paraas alturas e vê o.

    Céu estrelado ou o sol aino as nuvens dançando ao sabor do vento ou você pode ver o segundo céu que é o céu cideral esse universo extraordinrio se imagina ter mais de 93 bilhões de anos luz mas o terceiro céu exatamente o paraíso é a habitação de.

    Deus está O Trono de Deus e para onde nós iremos Para habitar com o senhor para sempre e sempre e sempre para Paulo céu não é algo fantasioso realidade negável e ele então descreve de maneira tão linda essa ida dele ao paraíso para ouvir Coisas extraordinárias para ver coisas magníficas e é curioso irmãos que tendo.

    Uma visão tão extraordinária como essa Paulo não sai pelas igrejas dando Esse testemunho porque hoje tem muita gente que sai pelas igrejas dando testemunho que eu fui pro foi arrebatado a céu que até foi ao inferno e faz disso a sua Bandeira faz disso o seu ministério embora Paulo tenha tido uma visão real factível ele não faz disso a bandeira do seu ministério ele não convoca Multidões.

    Para ouvir o seu testemunho arrebatador aliás vejam vocês o perigo

    Das visões nos Versículos 5 e 6 Você pode ler comigo 5 e se vamos lá vamos L juntos de tal coisa me gloriarei não porém de mim mesmo Salv as minhas fraquezas pois se eu vier a gloriar-me não serei incio porque direi a verdade mas abstenho-me para que ninguém se.

    Preocupe comigo mais do que em mim vê de mim ouve então Paulo tá me mostrando uma coisa aqui Nunca faça de você mesmo o centro do seu ministério não chame atenção para você não busque os holofo para você não pregue a você mesmo Não Faça das suas experiências por mais arrebatadoras o eixo o centro o cerne do.

    Seu ministério e da sua pregação agora notem vocês que diante de uma visão tão linda tão extraordinária eu diria até inefável não dá para contar ele diz não é Listo contar ele passa a descrever os seus Sofrimentos a partir do versículo 7 eu convido você para observar isso comigo então notem vocês algumas verdades que.

    Queremos destacar aqui primeiro que o sofrimento é inevitável Olha o verso 7 para que não me ensoberbecesse com a grandeza das Revelações foi-me posto um espinho na carne mensageiro de satanás para me esbofetear a fim de que eu não me exalte Veja a questão de causa e consequência para que não ensoberbecesse.

    Foi me posto um espio na carne pergunta de onde vem esse espio na carne de Deus ou de satanás e a resposta óbvia eh veio de Deus E por que sabemos por causa do propósito para que não se sobee Porque existe uma coisa que o diabo faz 24 horas por dia é trabalhar para você ser um balão um.

    Pavão cheio de soberba agora notem vocês que fala de um espinho na carne a ideia a palavra espinho no Grego é uma é é uma seta aguda é uma lasca de Leia que enfia na sua carne é algo doloroso e provavelmente Paulo esteja se referindo aqui exatamente ao que ele se refere em Gálatas 4:14 18 quando diz que ele pregou o evangelho pela primeira vez.

    Na galáxia por causa de uma enfermidade física não consta a Bíblia que Paulo tenha saído doente de Antioquia da Síria quando saiu paraa primeira viagem missionária mas consta que ele chega no primeiro destino da viagem missionária na galácia do Sul nas montanhas do Cáucaso Antioquia da pisico derb listra doente então Muito provavelmente contrai essa enfermidade no trajeto os historiadores.

    Querem dizer que isso aconteceu em perto da panfília onde o jovem João Marcos retornou para Jerusalém uma região pantanosa alagadiça com forte incidência de malária e muito provavelmente Paulo pega uma malária aqui que lhe dava uma dor de cabeça Alucinante afetando Inclusive a visão é óbvio irmãos que não há um consenso entre os estudiosos da Bia sobre o que vem a ser de fato esse espin na carne de Paulo por exemplo João Calvino pensou que o espin na carne de Paulo er suas.

    Perturbações espirituais as tentações que que o afligiam as limitações da sua natureza humana corrompida por exemplo Lutero pensou que o espio na carne de Paulo eram as suas perseguições e a oposição que ele enfrentava na pregação do evang Eu particularmente não sei o que os irmãos imaginam e pensam eu acredito que o espio na carne de Paulo Era.

    Exatamente esta enfermidade física que doía na sua carne era como a ferpa na sua carne que ele provocava dores desconforto e ele então entende que esta esse espinho na carne esse mensageiro de satanás para L esbofetear foi colocado nele com um propósito para que ele não se sobee.

    Talvez você pergunte bom mas se o espio na carne veio de Deus como é que Satanás batia na cara dele com esse espinho é porque é o papel de satanás quando a providência na sua vida é carrancuda e às vezes é porque às vezes irmãos a precisa entender isso essa em pregação triunfalista que rodou o Brasil na década passada se você é crente mesmo você não pode ser pobre se você é crente mesmo você nunca pode ficar doente se você é crente mesmo você anda só de.

    Carro chique se você é crente mesmo você tem que morar no apartamento de cobertura se você é crente mesmo não tem problema Você é filho do rei Vencedor e não tem problema na sua vida isso é uma falsa pregação isso é um falso evangelho que se Paulo fosse olhado por esse crio Então ele era muito ruim o cara era pobre doente perseguido injustiçado todo lado que chegava problema em cima dele acusado falsamente morreu pobre morreu sozinho.

    Morreu numa jogado numa masmorra saiu de lá para ser degolado não deixou fazendas nem dinheiro guardado em ouro ele deixou para nós um legado O glorioso e bendito Evangelho do Senhor Jesus Cristo agora quando você passa por uma situação difícil Satanás chega você tá vendo aí Ó você não é crente você não é servo de Deus você não anda com Deus tá passando uma magrela aí se Deus.

    Amasse você mesmo você tentava nessa não mas o senhor Deus ao colocar porque Preste atenção no que tá escrito foi me posto foi me posto é algo intencional é algo proposital é algo deliberado e Deus então permite a providência carrancuda para que Paulo não sofresse o.

    Que ele mais temia no ministério ser desqualificado então Preste atenção numa segunda coisa que tá acontecendo aqui a oração não atendida olha comigo os versos 8 e 9 por causa disso três vezes pedi o senhor que o afastasse de mim Então ele me disse a minha graça te basta porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza amados irmãos aqui Paulo.

    Enfrenta um outro tipo de sofrimento que é você está passando por um problema um espinho na sua carne uma enfermidade física uma dor latejando em seu corpo e você ora e você torna a orar e você insiste com Deus em oração e Deus não escuta e Paulo era um homem de oração e Paulo era um homem que orou por várias pessoas doentes e elas foram curadas e Paulo viu o poder de Deus.

    Agindo aliviando das Dores aliviando da enfermidade trazendo cura e até ressurreição porque o out que estava morto ele orou por ele Deus restaurou a vida e agora ele Ora por ele mesmo e o seu corpo está Sens surrado por uma dor é uma ferpa uma lasca de leem enfiada ponte agudamente na sua carne e Deus disz não eu não vou atender eu não vou tirar e Deus explica Porquê a minha.

    Graça te basta eu não vou tirar a dor eu vou lhe dar poder para enfrentá-la eu vou lhe dar capacidade de suportá-la e superá-la porque eu tenho um propósito maior na sua vida que você mantenha-se humilde que você mantenha-se quebrantado que você mantenha-se dependente de mim para que você passe a ser legado paraas futuras gerações que o maior perigo que um homem enfrenta na.

    Vida não é ausência de dor é soberba no coração segundo lugar que eu quero trabalhar com vocês sobre a questão do sofrimento é que o sofrimento não é apenas inevitável mas o sofrimento é indispensável indispensável para que que o sofrimento é indispensável primeiro lugar versículo 7 para que você e eu não nos.

    e às vezes o diabo entra para um lado não consegue ele ele tenta por outro lado se a porta tá fechada ele busca uma outra alternativa e ele tá sempre rodeando a gente para nos devorar Ah nós precisamos ter cuidado porque há determinados pecados que eles não são vistos assim com tanta clareza e eles não são tão chocantes e eles não são tão.

    Escandalosos e eles às vezes vê como virtude autoafirmação a nossa sociedade valoriza muito isso as pessoas que se autoafirmar e notem vocês que a igreja de Corinto estava dando portas abertas pros falsos Apóstolos Exatamente porque os falsos Apóstolos se elogiavam eles se enalteciam eles se apresentavam como os homens grandes poderosos extraordinários e Paulo.

    Humilde Paulo quebrantado Paul pastor da igreja 18 meses passou privações em Corinto foi preciso que outros irmãos de outras igrejas Viesse a Corinto para sustentar Paulo para pagar o salário de Paulo para Paulo ser pastor da igreja de Corinto e Paulo não abriu a boca para pedir nada para para exigir nada ele continuou trabalhando fazendo tempo e sendo sustentado por outras igrejas mesmo passando privações para ser Pastor.

    Daquela igreja e aí vieram os falsos Apóstolos Não nós somos os grandes homens Nós temos experiênci arrebatadoras esse Paulo não tem credencial nenhuma e Deus Manteve o espinho na carne de Paulo disse meu filho vou manter esse espinho e vou lhe dar graça vou lhe dar graça porque você é grande não é quando você se enalte você é grande quando você depende da Graça você é grande quando você é humilde você é grande quando você entende que tudo vem.

    Da minha parte para sustentar você então irmãos amados o sofrimento ele é necessário para gerar essa dependência de Deus versículo 8 deixo claro por causa disso três vezes pedi ao senhor que eu afastasse de mim deixa eu dizer algo aqui que todos vocês T plena ciência quando você está bem bem de saúde bem financeiramente bem com a família bem com os amigos bem na vida tudo mar de rosas a tendência Nossa é nos.

    Acomodarmos o sofrimento tem em si o poder de botar você de joelhos não é que Deus é sádico não é que Deus gosta de ver a gente sofrer é que quando chega o sofrimento você você você sabe quão vulnerável você é quão pequeno você é quão limitado você é quão dependente de Deus você é Você tá doente ok que adianta você ter.

    Dinheiro você poderia ter dinheiro para ir no melhor hospital do mundo mas o melhor hospital do mundo não pode curar sua enfermidade você pode tá nadando em ouro que não adianta você tem que ser humilde você tem que ser se quebrantado Então Deus permite o sofrimento para que você entenda a sua completa e Total dependência de Deus Ainda mais por que que Deus permite o sofrimento Versículo 9 confia comigo.

    Para mostrar a suficiência da Graça de Deus então ele diz a minha graça te basta irmãos amados como isso é precioso como isso é precioso a maior necessidade Nossa não é de saúde a maior necessidade Nossa é da Graça de Deus há um ditado popular no Brasil tendo saúde o rest leva eito leva peito negóci é ter saúde ter saúde é uma benção nãoé não Claro que é uma.

    B devemos cuidar da nossa saúde devemos velar pela nossa saúde mas a maior necessidade Nossa é da Graça de Deus é a graça de Deus que nos basta Paulo entendeu isso Paulo compreendeu que a graça de Deus é melhor do que a vida louvado seja o senhor mas em quarto lugar irmãos o sofrimento é necessário para trazer fortalecimento do poder olha o que ele diz aí a minha graça te basta porque o Poder se aperfeiçoa na.

    Fraqueza é na fraqueza veja você que existe diversas formas de poder quando o camarada chega e diz a minha meu poder está na força dos meus músculos é bonito isso há concursos de força bruta força humana força dos músculos há outros que TM poder do dinheiro a revista Forbes há poucos dias lançou a lista dos 100 bilionários do Brasil há outros que têm poder político.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wb19G6r7-ig

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem