Aprenda a criar relatórios incríveis com o Excel e deixe seus clientes impressionados

Aprenda a criar relatórios incríveis com o Excel e deixe seus clientes impressionados Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos aprender a criar relatórios incríveis com o uso do Excel onde o teu objetivo é deixar os teus clientes Realmente impressionados vamos aprender na prática planilha na tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí nessa planilha pessoal a gente vai acessar aqui a base de dados eu vou mostrar para vocês nós temos aqui apenas o ano de 2022 a gente vai fazer algumas.

Aprenda a criar relatórios incríveis com o Excel e deixe seus clientes impressionados

Análises bem simples porque o objetivo é você pegar esses dados e transformar num relatório totalmente profissional tá nós temos aqui pessoal 2.700 mais de 2.700 registros quase 2.800 então é uma base bem interessante para você depois praticar essa base leva em consideração a unidade o supervisor o colaborador uma informação de data depois aqui um mês e o ano além do que é um valor né então Imagine que teu chefe por exemplo ó monte um relatório do ano de 2022 de.

Modo visual para eu analisar as informações que eu tinha do ano passado Como que você poderia montar isso você vai aprender comigo agora na prática tudo isso não é apenas do ano de 2022 se você tivesse os dados de 2023 seria montando também o relatório com os dados de 2023 Tá bom então olha só tô com dela vou dar um cliquezinho aqui ó e uma célula qualquer vou dar um Ctrl para selecionar inserir vamos transformar em tabela dinâmica tabela intervalo Tá bom vou lançando uma nova planilha e essa.

Planilha eu vou dar o nome de análise é a planilha que a gente vai fazer as análises aqui ok então quando você chegar aqui você vai ter algumas análises vamos imaginar que o nosso chefe ele quer analisar com base na unidade quando ele escolhe a unidade ele vai trazer as informações então isso daqui vai ser um elemento de filtragem É ele que vai filtrar os dados do modo que a gente precisa então se ele é um elemento de filtragem eu vou pegar a unidade e vou colocar em feltro que que eu vou ter agora aqui ó eu vou ter supervisor colaborador eu vou ter data.

Mês ano e valor tudo bem a primeira tabela que eu vou fazer é saber as informações referente a supervisor Então vou pegar supervisor e vou pegar o valor repare que eu lancei em linha e lancei soma de valores Olha lá que que eu tenho aqui ó eu tenho resultado que eu preciso tá essa informação vou pegar a coluna B control 1 e vou colocar no formato de moeda Ok para ficar mais fácil ali e o que eu.

Posso fazer é já aplicar Um item de segmentação de dados então análise da tabela dinâmica segmentação de dados por unidade tá bom pronto conforme eu clico automaticamente aplica no filtro aplicando na tabela dinâmica Olha que bacana e temos a informação que a gente precisa muitas vezes o que a gente vê a gente vê uma pessoa fazendo as taxas dinâmicas e logo em seguida já vem aqui ó faz o gráfico tá faz uma arrumadinha.

Aqui no gráfico e entrega lá ó tá aqui o relatório vamos ver aqui pronto tá aí o relatório chefe o chefe clicando Vai vendo as informações mas veja só isso aqui é uma mera planilha de análise quando a gente fala de impressionar por exemplo uma equipe um cliente na exibição dos dados a gente tem que pensar como que a gente vai trabalhar com isso de modo mais profissional para isso que a gente criou esse vídeo trazendo essas dicas para.

Você criar aí um relatório mais bonito mais profissional e que realmente vai impactar nas pessoas até nos seus clientes caso você vire né um consultor aí de Excel E propõe as soluções em Excel para pequenos empresários grandes empresários enfim aí é com você tá bom mas antes de continuar deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo curso de excel online isso que a gente está apresentando são.

Algumas dicas no uso do Excel Você quer aprender mais que tal conhecer o nosso curso o link está na descrição e no primeiro comentário fixado www.curgexsonline.com se você for para o primeiro comentário fixado já antecipo tem um cupom promocional a te esperando isso mesmo você quer aprender Excel de uma forma diferente com apoio contar conosco para te ajudar a dominar essa ferramenta faz o seguinte clica naquele link que você vai resgatar um cupom uma oferta exclusiva que a gente está dando hoje para você mas corre lá que os cupons são limitados diariamente tudo.

Bem Qualquer dúvida conversa com a equipe no atendimento é a primeira vez no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel Vamos retomar então o que que eu fiz eu fiz isso e fiz um gráfico aqui tá bom que que a gente vai fazer a gente vai fazer uma planilha nova não sei se você acompanhou os nossos vídeos né vou chamar de dashborou você pode colocar relatório também gente fez um vídeo de mockup que deu uma ideia bem.

Bacana do pessoal como fazer um visual profissional né do relatório apresentar ideias para os clientes criar os seus temas e a gente vai fazer isso agora aqui ó eu vou selecionar a planilha nova vou ajustar a largura aqui vou colocar um processo é um conjunto de células tanto assim não né 50 até eu acho 50 já tá bom sem querer Vamos colocar aqui uma corzinha vou colocar um tom de cinza Ok vou pegar agora aqui ó e inserir ilustrações eu vou pegar formas e vou.

Fazer um retângulo de canto arredondado nessa primeira situação que a gente está trabalhando aqui OK vou fazer um preenchimento dessa forma numa um tom mais escuro e ver aqui se tem uma composição de Gradiente o gradiente que está me dando é claro Mas não tem problema vou fazer o seguinte eu vou utilizar esse Gradiente Claro só que agora eu vou vir aqui ó na opção mais gradientes vai abrir essa caixinha e nessa caixinha eu tenho que uma ampulheta que a gente pode trabalhar com as cores que eu quero então eu vou fazer o seguinte eu vou excluir ó essa primeira cor essa daqui eu vou definir ó.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Uma cor mais escura e a outra um outro tom de couro vamos ver aqui ó acho que

    Esse daqui ó É mas não ficou tão né deixa eu mudar aqui então pegar um outro tom de cor isso daqui vamos ver se ficou no mesmo tom ficou mais ou menos né Vamos pegar aqui ó é mais fácil clarear a minha área com outro tom de cor aqui ó aqui a gente vem aqui no formato de.

    Forma eu vou tirar o contorno da forma ficando um retângulo tá E esse retângulo que a gente pode trabalhar aqui com ampulheta né o nível de cor a intensidade a posição né do nível de Gradiente tá aí você consegue fazer com que ele fique em destaque Tudo bem eu vou fechar vou fechar ela aqui ó vou pegar ela vou dar um outro control D colocar aqui no ao lado eu acho que já é o suficiente eu não sei se eu apliquei pessoal efeito de forma vou pegar aqui o.

    Efeito de forma Vamos colocar uma sombra você vai ver que ele vai ficar meio saltado Tá então não por enquanto que somente duas áreas vou selecionar as duas vou dar um controle e levar aqui para parte de baixo tá bom vou pegar aqui ó linha 2 linha 3 eu vou fazer o seguinte vou trazer esse aqui um pouquinho mais para baixo aqui ó tá a linha 2 eu vou aumentar um pouco mais a altura e a linha 3 eu vou diminuir a linha 2 eu vou colocar uma cor mais.

    Escura tá e na linha 3 eu vou colocar aqui o verde Ok veja que vai ficar um pouco diferente né aí eu vou depois posicionar os objetos e aí depois a gente vai trabalhando aqui tá bom mas olha como fica com outro visual com uma outra cara que que eu vou fazer vou voltar lá para análise vamos lá eu tenho esse item de segmentação e tem essa tabela e tem um gráfico perfeito eu vou pegar de novo essa primeira tabela veja que eu selecionei totalmente a área da tabela.

    Dinâmica eu vou dar um control c e vou colar aqui do lado eu fiz uma cópia da tabela Tá então não foi necessário criar novamente Basta fazer uma cópia eu vou tirar o supervisor e vou colocar agora o colaborador Qual que é a vantagem se eu clicar em SP ó ele já filtra os dados Rio Grande do Sul MG Olha que bacana que que eu vou fazer vou copiar essa tabela control c vou vir aqui do lado vou colar também e vou colocar uma outra.

    Informação vamos pegar aqui ó tirar o colaborador eu tenho data eu tenho mês vamos pegar um mês olha só tem agora que o faturamento por mês professor não tá no formato de data não tem problema que depois a gente vai acertar isso tá bom que que mais eu posso fazer ó eu tenho aqui a informação de ano só que a informação do ano gente eu vou fazer depois um pouquinho diferente tá eu acho que isso daqui já dá para a gente fazer alguns gráficos ali e começar a aplicar Então.

    Vou pegar esse primeiro gráfico vou dar um Ctrl x eu vou lá no dashbo control vvo colar ele para cá tá veja que ele veio ó vou ajustar ele aqui numa área para ele ficar melhor alocado melhor posicionado e vamos fazer alguns ajustes então por exemplo não preciso de legenda vou lá no gráfico dinâmico ou botões de campo eu vou contar tudo né aí tem aqui por exemplo tá um gráfico de colunas né ah vamos mudar esse gráfico Vamos colocar um gráfico aqui ó tirar o tipo de gráfico colocar um gráfico de barras Olha só olha tem um gráfico de barras.

    Posso aqui colocar um rótulo de dados bonitinho esse rótulo de dado eu vou posicionar ele na extremidade interna Tá bom vamos clicar na barrinha botão direito formatar série de dados aqui na largura de espaçamento Vamos colocar 50%. Olha só vamos mudar a cor vamos lá formatar eu vou colocar um preenchimento aqui ó no verde agora eu vou clicar na área do gráfico o preenchimento de forma vou deixar Sempre preenchimento nós mudar a cor da fonte para a cor uma cor.

    Clara um branco vamos na página inicial mudar a fonte ser igual eu i você fala caramba Professor tudo isso eu só tô fazendo no primeiro gráfico para você ter uma ideia e aí eu vou colocar aqui ó faturamento por supervisor Olha só vamos selecionar ela contra o n para ficar no e posiciona um pouco mais aqui para o lado Olha que bacana voltou tirar o contorno vou clicar aqui na área do gráfico formatar vou tirar o contorno da forma tá você vem aqui ó sem.

    Contorno aí ele fica mais bonitinho vamos pegar aqui ó a coluna você pode - Curso de Excel Online

    Ser vamos chamar aqui ó o relatório de faturamento pronto vamos pegar agora aqui ó centralizar aumentar o tamanho colocar no colocar uma cor clara olha só já ficou com uma outra cara né Gente esse que é o objetivo tá vamos pegar análise que mais a gente tem tem aqui a outra informação posso fazer um gráfico dessa área vamos.

    Clicar aqui uma das células da tabela Vamos fazer um gráfico de colunas Ok ó serviço de limpeza do gráfico tal vou tirar aqui as informações ó botões de campo eu vou contar que é o botão de Campo vamos ocultar vou colocar um rótulo também botãozinho direito a formatar série Vamos colocar aqui uma largura de 50% Ok vamos dar um Ctrl x nesse gráfico.

    Vou lá no Dash eu vou colar o gráfico eu vou colocar aqui ao lado vamos fechar essa janelinha fecha essa também posicioná-lo né numa área que vai ficar um pouco mais agradável vou aumentar um pouco mais essa área aqui ó é uma ajustar depois fazer todo aquele serviço de configuração alguém pode falar mas professor se eu clicar aqui no gráfico.

    Pincelzinho clicar que ele vai passar não passa todas as formatações ele vai passar parte tá bom isso é importante de dizer então se eu pegasse aqui ó por exemplo formatar agora ó vou tirar o preenchimento sem preenchimento você já vai ver ter uma ideia de como que ficou ficou Igualzinho não ficou semelhante Tá mas eu tenho que fazer alguns ajustes ainda então por exemplo o preenchimento na cor verde né aqui o rótulo eu vou diminuir um pouquinho o tamanho da fonte.

    Vai caber os nomes né eu poderia aumentar um pouco mais ali mas eu tenho que dar uma olhada aqui ó como que tá o tamanho se eu vou ocupar aquele espaço ou não né então por exemplo como que eu vou saber o espaço tem que ver aqui ó a quantidade de dados que eu tenho como que eu consigo encaixar essas informações aqui aí aqui ó nesse gráfico acho que ele tá com borda também né deixar o contorno da forma tá E vamos agora mudar o título ele passa a ser faturamento.

    Por analista tá vamos fechar Ctrl N vou trazer um pouquinho mais para cá e tá numa fonte menor eu vou passar ela para 14 porque eu acho que essa aqui tá 14 né depois eu faço o posicionamento de modo melhor tá que mais a gente tem lá vamos na análise nós temos o gráfico do mês bom essa outra coluna que a gente tem aqui pessoal na tabela veja que tá todo desorganizado.

    O que que eu posso fazer aqui ó olha só eu vou tirar um mês se eu colocasse a data aqui ó ele faz esse agrupamento e já deixa tudo em ordem Olha só se eu fizer o gráfico vamos lá vou fazer um gráfico aqui para você ver tem um gráfico de linha ele vai fazer já o gráfico do que a gente precisa tá repare que ele fez a informação para cá meses dias né tudo bonitinho tá ele faz esse agrupamento.

    Para nós tá bom vou clicar aqui no total Vou tirar vou tirar vou tirar essa informação botão de Campo vamos ocultar tudo ok vou pegar ele bonitinho e vou trazer para cá vou colocar essa caixa para cá vou aumentar essa daqui um pouco mais control V ó trouxe o gráfico vou ajustar aqui ó.

    E fazer pegar aqui ó pega esse daqui pincel de formatação clica aqui ó tá Professor o pincel de formatação no meu não tá dando certo não funciona se o teu não funcionar o que que você tem que fazer você vai ter que fazer manualmente tá bom Ó sem preenchimento pintar item aí tem igual eu fiz o primeiro gráfico Tá bom vamos pegar aqui a linha Contorno Vamos colocar também na cozinha verde ajustar tirar aqui ó.

    Vamos pegar aquele design formatar tirar o recurso de contorno sem Contorno a gente muda aqui ó faturamento mês a mês naturalmente mensal tá aí você pode escolher colocar o título que você achar melhor mais conveniente tá bom que eu vou incluir um.

    Pouquinho pronto repare que nós temos agora mais outra informação sendo apresentado de um modo mais profissional que que você pode ah Professor eu quero colocar o rótulo de dados se você colocar o rótulo de dados Você pode ter essa surpresinha aqui ó aí você vai falar puxa Professor virou uma bagunça realmente aí o que que você tem que fazer nesses números que a gente tem aqui ó eu teria que vir aqui dar um CTR 1 tá trabalhar com o personalizado e aqui no.

    Personalizado teria que fazer por exemplo quase que um esquema de arredondamento ou exibição do dado então por exemplo colocar aqui ó pegar 18 19 mil 20 mil que talvez vai ficar já um pouquinho ó deixa eu dar um espacinho aqui aqui dentro meu mouse não quer ir então vou fazer o seguinte.

    Vou dar um ok ele faz o arredondamento em exibição tá que que aconteceu lá ó vai exibir agora de modo Talvez um pouco melhor Ok se você achar mais interessante nessa formatação que foi aplicada vou dar de novo um control nos valores coloca somente a letra m com a letra m aqui que também dá para entender que seriam 22 mil 23 mil não milhões mais mil Tá bom vamos fechar aqui ó Fecha essa daqui.

    Poderia também diminuir essa outra caixa que eu acho que eu vou diminuir ela e ali eu vou colocar os cartões tá pegar aqui ó aumentar um pouco mais aumentar um pouquinho mais a gente tem a informação aí um pouquinho melhor aqui no caso se você utilizar se tá pessoal um gráfico com marcador deixa eu pegar aqui alterar o tipo de gráfico pegar um gráfico de linhas com marcador me colocaria o marcador para você e aí você pode fazer o trabalho de configuração tá por exemplo eu vou tirar.

    O controle não vamos colocar o corpo bonitinho e preenchimento aqui ó no mesmo a mesma cor ó como que fica se eu clicar no gráfico a linha né preenchimento da forma não pegar o contorno da forma eu vou colocar aqui ó vou pegar o efeito vamos pegar o efeito de sombra você poderia fazer um efeito de sombra nele ou ainda o brilho tem alguns efeitos de brilho que pode ser aplicado para dar uma outra.

    Visualização vai ficar um pouco diferente o modo que você vai trabalhar tá mas olha lá como que tá eu vou encolher a parte superior tá se eu pegar aqui o exibiram mostrar eu vou colocar a linha de grade barra de forma barra de título ó como tá a distribuição da tela do relatório Ok já tá um pouco melhor e você tem um visual mais profissional sendo apresentado ainda tá bom essa área que deixei eu deixei para colocar os cartõezinhos mas que cartões olha só a gente fez três gráficos Ok tendo item de segmentação.

    Vou dar um Ctrl x nele vou levar para o deste vou dar um control V aqui ó para colocar tá eu vou mexer na segmentação agora Vamos colocar aqui ó quatro colunas eu vou encolher ela trazê-la para cá configuração de segmentação eu vou ocultar o cabeçalho ficando somente os aspectos de botões aí eu tenho que trazer o configuração por exemplo se utilizar aqui ó já deu certo quase que certinho né Por causa que eu acho que.

    Não tá o mesmo tá cor desse daqui dessa célula deixa eu ver qual posição que é essa daqui aqui tá aqui um pouquinho mais escuro mas olha só ele já ia funcionar Mas como que eu faço Esse aspecto de Botão deixa isso né de modo mais profissional como que a gente faz isso olha só pode até colocar ela mais para cá como que a gente faz essa brincadeira quando você tá trabalhando com a segmentação de dados você poderia vir aqui escolher uma por exemplo eu vou.

    Escolher esse daqui ó esse amarelinho tá aí você vai lá o botão direito você vai duplicar ela você vai pegar já segmentação de dados inteiro formatar então preenchimento é essa cor aqui a borda eu vou deixar nenhuma tá nenhum a fonte ele já tá no padrão do cego aí eu vou deixar aqui numa cor clara Ok se eu fizer isso tá só para você ver ele já tá aqui ó no meu outro novo modelo.

    Mas o professor eu quero não quero no amarelinho eu quero que seja no mesmo tom de na mesma tom de cor que eu tô trabalhando pega o botão direito aqui ó modifica não precisa duplicar você tem aqui ó os itens né os itens com dados selecionados vou dar um formatar lá no preenchimento veja que está no nesta cor eu vou pegar aqui o verde e vou dar ok ok ó o que aconteceu acabou de aplicar mas professor ele tá com uma bordinha no botão tá com a.

    Bordinha no botão vai lá de novo vou clicar na segmentação vamos lá botãozinho direito modificar itens com dados selecionados formatar a borda vou deixar sem borda agora vou dar ok ok Olha só ficou agora somente o aspecto de Botão Olha que bacana depois poderia pegar uma célula aqui ó colocar unidades unidade Ok vou pegar essa.

    Caixinha colocar para cá e a palavra unidade aqui ó vou diminuir um pouquinho o tamanho dela é a pessoa entende que ela tem que clicar na unidade para os dados ali serem apresentados olha só aí você vai falar poxa Professor deixou aquele outro espaço deixei aquele espaço para que que eu deixei esse espaço para criar um cartão de dados porque nessas análises que nós fizemos a gente pode apresentar valores por exemplo os valores totais então por exemplo qual que foi o total do ano 207 mil mas eu.

    Tenho que o total geral tá aqui como que eu colocaria essa informação Olha que bacana vou pegar aqui a base de dados eu vou vir aqui ó inserir ilustração formas eu vou pegar uma caixa de texto eu vou dar um cliquezinho aqui ó tá vamos pegar aqui de novo para exibir a barra de formas pronto que que eu vou fazer aqui com a barra de fórmulas agora não mostrou Barra trava pronto Olá vou clicar aqui ó igual se eu for lá na análise não tem essa.

    Célula vou clicar nela assim não dá certo eu tenho que saber a posição Qual que é a b7 então aqui ó eu poderia clicar numa sala qualquer Opa deixa eu pagar de novo colocar o igual clicar lá na análise Numa célula qualquer Por exemplo essa aqui ó eu sei que a coluna B análise b7 o valor veio para cá aí eu por exemplo posso ajustar um pouquinho melhor colocar na fonte na cor então tem agora aqui por exemplo.

    O faturamento total aí vou lá ó inserir ilustrações formas uma outra caixinha faturamento total e vou colocar aqui fazer toda a brincadeira de formatação aumentar tamanho cozinha tudo para deixar com uma cara mais profissional Esse cartão que a gente tá criando aí por exemplo eu quero faturamento não control D dupliquei Vou colocar aqui embaixo.

    Aí por exemplo você quer uma análise do faturamento médio seria o que esse faturamento dividido né o faturamento mês né a média dos meses seria uma análise que você poderia pegar você poderia pegar esse valor e dividir por 12 correto então se eu pegasse uma célula igual esse valor dividido por 12 eu vou ter aqui o faturamento médio mensal olha só aí eu pego aqui né ctrl1 passo formato.

    De moeda tá então pega essa daqui e divido por 12 ou faço uma medida né Aí fica até o critério que você achar mais fácil mas isso aqui seria o suficiente faturamento médio que seria o faturamento médio mensal que que eu vou fazer eu pegar essa caixinha que já tá pronto eu vou dar um Ctrl D colocar aqui embaixo Aqui é b7 correto se eu olhar lá o que se ela quer essa é.

    A D7 Olha uma caixa de nome então vou lá na no dashboard aqui onde tá o b coloca um B vou pegar de cima formatação coloco aqui isso aqui é um exemplo de cartão aí tudo pessoal questão de gosto tá tirando isso daqui tá no segoica aí vai dar criatividade da pessoa o que que eu vejo quem e o que que tem o que que o cliente gosta Às vezes o cliente gosta daquilo ver o dado grande tá.

    Aí ó veja que o ajusto ele do tamanho que eu preciso vou diminuir um pouco que eu acho que tá muito grande Vou colocar aqui ó na parte de baixo faturamento Total vou pegar o pincelzinho passo para esse pega esse de cima pincelzinho e passo para o outro tá aí aqui eu faço a mesma brincadeira de ajustado mesmo tamanho para centralizar a posição e depois eu coloco ali colocar para cá.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6d8lX1vhipc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem