HDL Podcast - JUSTIFICAC A O PELA FE - Hernandes Dias Lopes

HDL Podcast - JUSTIFICAC A O PELA FE - Hernandes Dias Lopes Muito bem nós estamos começando mais um podcast no HDL podcast e hoje para compartilhar com você um dos textos mais importantes de toda a Bíblia eu quero examinar com você Romanos Capítulo 5 versos de 1 a 11 e tratar de uma das doutrinas mais importantes da Bíblia que foi o Pilar da reforma do século X que é a doutrina da justificação pela fé seja bem-vindo e espero que esta mensagem.

HDL Podcast - JUSTIFICAC A O PELA FE - Hernandes Dias Lopes

Ilumine a sua mente e aqueça o seu coração muito bem Romanos Capítulo 5 é um texto clássico na exposição da doutrina da justificação pela fé Paulo vem tratando desta matéria desde o Capítulo 3 de Romanos quando ele mostra a base desta doutrina e no capítulo 4 ele retrata para nós eh os exemplos desta doutrina mencionando Abraão e Davi como os expoentes da história de Israel que.

Foram justificados pela fé não foram salvos pelas obras Mas pela fé e aqui no capítulo 5 nós vamos ver o que nós chamamos dos frutos da jus então eu não vou ler o texto mas vou comentando à medida que nós formos expondo esta passagem espero que você esteja com a sua Bíblia aberta nesta passagem de Romanos Capítulo 5 e ele comea no verso 1 dizendo assim justificados pois mediante a fé temos.

Paz com Deus por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo a grande pergunta é o que é justificação que doutrina é essa justificação é um ato não um processo justificação é um ato de Deus e não do homem justificação é um ato legal jurídico forense é um ato onde Deus declara lá no seu tribunal que aquele que crê em.

Jesus é tido por justo diante de de Deus Deus declara justo aquele que crê em Cristo justificação portanto não acontece dentro de você mas fora de você é um ato que é feito diante do tribunal de Deus por isso é um ato legal em outras palavras a justificação.

É quando de em virtude do sacrifício que Cristo fez por nós como nosso substituto representante fiador a nossa culpa foi lançada sobre ele o nosso pecado foi lançado sobre ele ele carregou sobre o seu corpo no Madeiro os nossos pecados e morreu pelos nossos pecados ele quitou a nossa dívida então se você crê em.

Cristo você é declarado isento de culpa não há mais condenação sobre a sua vida a sua dívida já foi quitada e mais do que isso a justiça plena de Cristo é colocada em sua conta de tal maneira que quando Deus puxa Sua ficha lá no tribunal do céu não apenas não tem mais dívida mas tem um crédito infinito toda Justiça de Cristo é.

Depositada em sua conta Paulo menciona essa transação lá na sua segunda carta aos corntios Capítulo 5 a partir do verso 18 ao verso 21 e no verso 19 Paulo diz assim Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões a palavra imputar é uma doutrina Bíblica da imputação Ou seja imputar é colocar na conta.

De Deus não colocou na nossa conta a nossa dívida impagável Deus colocou a nossa dívida na conta de Cristo Ele quitou a nossa dívida não com ouro não com prata mas com seu sangue e agora a Bíblia diz aquele que não conheceu o pecado Deus o fez fez pecado por nós para que nele nós fôssemos feit Justiça feito justiça de Deus então quando você crê no senhor Jesus você é.

Declarado justo não feito justo porque você não pode confundir justificação com Santificação justificação é um ato único irrepetível Santificação é um processo que começa na Regeneração e só vai terminar na glorificação então é deste assunto que Paulo está tratando da justificação e ele diz assim justificados pois mediante a fé você não é justificado por causa da.

Sua fé mas mediante a fé a causa meritória da justificação não é a fé é o que Cristo fez na cruz é a sua morte vicária substitutiva a fé é o instrumento de apropriação não é a causa meritória é a causa instrumental e agora Paulo vai mencionar aqui três frutos da justificação pela fé primeiro.

Fruto paz com Deus versículo primeiro temos paz com Deus o que significa temos paz com Deus é diferente de Filipenses 4:7 e a paz de Deus que é cede todo entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus Paz com Deus é diferente de paz de Deus paz com Deus significa que antes outrora você estava numa posição de inimizade contra.

    Deus paz com Deus significa que agora você foi reconciliado com Deus

    É um novo status que você tem outrora réu agora filho outrora Inimigo Agora amigo outrora estranho agora filho então paz com Deus não é um sentimento que tem no seu coração não isso é paz de Deus paz com Deus é o.

    Estado novo que você recebe status novo que você recebe pelo fato de que agora você foi reconciliado com Deus você faz parte da família de Deus é ovelha do rebanho de Cristo você é membro dopo de Cristo você é herdeiro e coerdeiro com Cristo isso é um estado permanente não tem a ver com sentimento então o primeiro fruto quando se olha para trás você tem paz com Deus.

    Mas chegamos ao verso 2 e Paulo diz assim por meio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes então no passado é paz com Deus no presente é acesso a graça Esta palavra acesso ela é muito muito importante porque é a palavra grega que traz a ideia de ser introduzido no palácio só um filho dentro das monarquias antigas só o filho tinha livre acesso ao.

    Rei nem a rainha tinha livre acesso ao Rei mas o filho tinha e significa que agora o vé do templo foi rasgado e você foi feito sacerdócio real e você tem livre acesso à presença de Deus você não precisa de intermediários para chegar até Deus você entra na sala do trono você tem livre acesso ao palácio do Rei você tem plena comunhão com o rei você tem livre acesso à graça então no passado paz no.

    Presente no passado paz no presente graça livre acesso a graça mas agora Paulo vai trazer uma terceira perspectiva do fruto da justificação você tem paz com relação ao passado você tem graça em relação ao presente mas ele segue dizendo assim no verso 2 e gloriamos noos na esperança da Glória de Deus o que Paulo está dizendo é que você tem paz em relação ao passado graça em relação ao presente e.

    Glória glória em relação ao futuro em outras palavras você não tem medo mais do amanhã você não teme mais a morte isso porque a morte foi vencida o aguilhão da Morte foi arrancado e para você agora que crê no Senhor e está justificado o futuro não é Sombrio não é apavorante você se Gloria sabe por a.

    Bíblia diz que morrer em Cristo é deixar o corpo e habitar com o senhor é partir para estar com O que é incomparavelmente Melhor é ir pra casa do pai para o paraíso para o seio de Abraão pra Nova Jerusalém pra bem-aventurança eterna Então quando você é justificado Você foi reconciliado com Deus você tem comunhão e intimidade com.

    Deus e você caminha não para um túmulo gelado caminha para Glória para glorificação onde você também terá um corpo de Glória semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus então na largada desse texto Paulo já vai mencionar o que é justificação pela fé e quais são os frutos dessa justificação quais sejam paz em relação ao passado graça em.

    Relação ao presente e glória em relação ao futuro mas AL poderia perguntar assim bom mas a doutrina da justificação não ajuda você a viver o aqui e o agora o enfrentamento das lutas das angústias da vida das pressões deste mundo do ódio deste mundo ou da carranca do diabo Paulo vai então prosseguir este assunto no verso 3 e diz assim e não somente isto mas também nos gloriamos nas.

    Próprias tribulações sabendo que a tribulação produz

    Perseverança e a perseverança experiência e a experiência Esperança o que Paulo está nos ensinando é que o fato de você crer em Jesus e ser declarado justo diante do tribunal de Deus ajuda você a viver no aqui no agora porque você não se apenas Gloria.

    Na esperança da Glória mas você também se Gloria nas próprias tribulações e a palavra tribulação no Grego é a ideia de um peso que achata você que oprime você que esmaga você que tira o seu oxigênio mas como assim Paulo está dizendo que você se alegra exulta nas próprias tribulações não parece isso uma filosofia masoquista não seria isso.

    Anticristianismo e vamos entender o que Paulo está falando Paulo está dizendo que você se exulta se alegra porque tá passando por lutas e provas não não não o que ele está dizendo é que quando você está passando por lutas e provas isso tem um efeito pedagógico isso tem um plano isso tem um propósito maior ainda que você não sinta ou não entenda Deus está nesse processo assim como Jesus aprendeu pelas coisas.

    Que sofreu Nós também somos fortalecidos amadurecidos experimentados nessas tribulações porque a tribulação vai produzir o quê diz ele perseverança essa palavra perseverança Ela poderia ser melhor traduzida pra língua portuguesa para um melhor entendimento como paciência triunfadora a palavra ripone a palavra que que aparece aqui uma das mais lindas.

    E ricas palavras do vocabulário grego não é apenas aquela paciência histórica que você senta no canto de uma sala trinca os dentes eu vou aguentar firme não é a paciência triunfadora Ou seja é você saber que apesar de você não saber como resolver o problema ou o problema está fora do seu controle ou os seus sentimentos estão tal vez machucados e feridos Mas você.

    Sabe que Deus está no processo e que ele trabalha por você e não contra você é você saber que ainda que as coisas sejam adversas e a providência seja carrancuda a face de Deus é sorridente a tempestade não vem para destruir você vem para tonificar as musculaturas da sua alma é isso que ele tá falando por isso é uma paciência.

    Triunfadora e ele vai prosseguir dizendo o seguinte e a perseverança produz experiência e essa palavra experiência também uma palavra muito interessante porque a palavra usada por exemplo para os Ourives era aquelas pessoas que trabalhavam com metais nobres que lançavam o metal ainda mesclado com impurezas com escórias para limpar o metal torná-lo.

    Mais belo mais nobre mais rico mais útil Ou seja quando você passa por uma tribulação isso vai levar você para uma paciência triunfadora por quê Porque você sabe que no processo Deus está trabalhando em você para esculpir em você a beleza de Cristo tirando as impurezas as.

    Escórias diz os entendidos que o orives quando jogava o ouro lá no fogo no Cadinho como é que ele sabia que estava na hora de tirar do fogo é quando ele viu o seu rosto refletido no ouro o propósito de Deus em nos trazer provas em nos levar a experiências é para que você e eu sejamos parecidos com.

    Jesus para que Deus nos refine a ponto de termos a beleza de Jesus o apóstolo Paulo vai tratar disso no Capítulo 8 quando ele diz lá no versículo versul 29 assim Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos Então Deus não quer que você tenha uma experiência de segunda mão.

    Como aconteceu com Jacó que até aos 97 anos ele conhecia Deus apenas como Deus de seu avô e Deus de seu pai só no valde jabo que aos 97 anos Jacó pode dizer via Deus Face a Face e a minha vida foi salva e a partir daí você vai encontrar reiteradas vezes na Bíblia Deus é o Deus de Abraão Deus é o Deus de Isaque Deus é o Deus de.

    Jacó não basta você conhecer o Deus do seu avô ou do seu pai ele precisa ser o Deus da sua vida e aí Paulo conclui dizendo o seguinte e a experiência produz esperança ou seja essa experiência de Deus nos transformar vai trazer a esperança de que Deus está trabalhando em você fortalecendo você a fim de que você possa ter a convicção plena e.

    Segura de que você vai ser parecido com Jesus transformada a imagem de Jesus de glória em glória pelo Senhor o espírito santo você vai sendo transformado e transformado e transformado e transformado então chegamos ao Versículo 5inco ele diz assim ora a esperança não confunde.

    Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi outorgado e ele vai tratar aqui agora deste amor de Deus por você e esse amor tem três características muito muito importantes primeiro lugar Este é um amor abundante o amor é derramado no nosso coração o amor de Deus é uma chuvarada deste amor são torrentes caudalosas deste amor é a.

    Fruição em catadupas em torrentes caudalosas deste amor que vem encharcando inundando o seu coração de gozo de prazer de alegria de contentamento Deus derrama sobre nós copiosamente abundantemente este amor isso é resultado da Reconciliação com Deus resultado da justificação pela.

    Fé Você conhece este amor que tipo de amor um amor abundante mas esse amor de Deus tem uma segunda característica este amor não é apenas abundante este amor é imerecido aqui no capítulo 5 Paulo vai dizer ah no versículo de número que nós éramos fracos que nós éramos.

    Ímpios no capítulo no Versículo 8 vai dizer que nós éramos pecadores no Versículo 10 el vai dizer que nós éramos inimigos então quando Deus nos amou Deus nos amou porque viu em nós predicados suficientes para sermos amados Deus nos amou viu a nossa fé robusta nele e então Ele nos amou Deus não nos amou porque olhando para nós viu em nós naipes de santidade não não foi isso Deus não nos amou porque olhando.

    Viu em nós muitas boas obras não não foi por isso Deus não nos amou por causa dos nossos méritos Mas apesar dos nossos deméritos Paulo elenca aqui quatro marcas da nossa vida de outrora nós éramos fracos nós éramos ímpios nós éramos pecadores nós éramos inimigos e Deus nos amou portanto este amor é um amor.

    Incondicional imerecido é graça é apenas graça que verdade preciosa João 3:16 diz Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça mas tem a vida eterna não é que fico admirado Porque Deus amou um mundo tão grande mas porque.

    Deus amou um mundo tão pecador e se você imagina que você eh tem algum mérito que você tem eh motivos eh de apresentar suas credenciais e que você é um benemérito da sociedade que você é uma pessoa muito boa como equivocadamente pensar a John Jack Rousseau Você está muito enganado a Bíblia chega a dizer que o melhor de nós as nossas justiças aos.

    Olhos de Deus não passam de trapos de imundícia então este amor é um amor profundo abundante e também imerecido mas em terceiro lugar Paulo vai dizer que este amor além de abundante e merecido é um amor provado e o verso 8 responde isso dizendo assim mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda.

    Pecadores Qual é a maior prova do amor de Deus por você o poeta chegou a descrever da seguinte maneira ainda que todos os mares fossem tinta ainda que todas as nuvens fossem papel ainda que todas as árvores fossem pena e todos os homens escritores nem mesmo assim se poderia descrever o.

    Grande merecido e provado amor de Deus Deus amou você Deus amou a mim Deus não faz acepção de pessoas Ele ama o rico ele ama o pobre Ele ama no cientista Ele ama o iletrado Ele ama o doutor Ele ama o analfabeto Ele ama o religioso Ele ama o não religioso Ele ama pequenos e grandes homens e mulheres ninguém fica fora do alcance.

    Deste amor é um amor provado de que maneira diz Paulo Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores ele então vai mencionar que a maior evidência do amor de Deus não é o fato de ter criado esse universo tão vasto tão lindo tão.

    Complexo tão fascinante tão Colossal que deixa os cientistas mais ilustrados boqu abertos com a grandeza indelével indescritível inefável melhor dizendo indescritível a ponto dos cientistas afirmarem que esse universo tem mais de 93 bilhões de anos luz de diâmetro de haver mais estrelas no firmamento do que grãos de areia dos das.

    Praias e desertos do nosso planeta de você ter mais de 60 trilhões de células vivas no seu corpo e em cada uma delas mais de 1,70 cm de fita DNA e só a fita DNA que você tem no seu corpo dá para dar diversas voltas no sistema planetário nada disso é fruto do acaso Deus criou tudo isso mas a maior prova do amor de Deus por você não é o.

    Fato desta criação tão exuberante a maior prova do amor de Deus por você está na cruz do Calvário porque antes que o mundo fosse criado Deus já tinha entregado seu filho para morrer no seu lugar como seu substituto o cordeiro foi morto desde a fundação do mundo escreve João em Apocalipse 338 O próprio Deus chegou a dizer com amor eterno eu te amei.

    A cruz sempre esteve incrustada no coração de Deus jamais houve um tempo se eu posso afirmar isso na eternidade nem na história onde Deus tivesse recuado de dar o seu próprio filho por você aquele que não poupou seu próprio filho antes por todos nós o entregou e Paulo diz assim dificilmente alguém morreria por um justo Mas de.

    Repente até que possa existir que alguém se dispõe a dar sua vida por um justo mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores então este é um amor provado se você tem dúvidas do amor de Deus por você olha pra cruz quem devia estar lá era você e eu e Deus entrega o seu filho não para.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FNi0tPNW9Hs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem