13 - Salmo 132: Abençoarei a tua geração

13 - Salmo 132: Abençoarei a tua geração Ouçamos a leitura Salmo 132 lembra-te senhor a favor de Davi de todas as suas provações de como jurou ao senhor e fez votos ao poderoso de Jacó não entrarei na tenda em que moro nem subirei ao leito em que repouso não darei sono aos meus olhos nem repousa as minhas pálpebras até que eu encontre lugar para o senhor morada para o poderoso de Jacó ouvimos dizer que a.

13 - Salmo 132: Abençoarei a tua geração

Arca Se achava em efrata encontramos no campo de Jah entramos na sua morada adoremos ante o estado de seus pés levanta-te senhor entra no lugar do teu repouso tu e a arca de tua fortaleza visto de Justiça os teus sacerdotes e exultem os teus Fiéis por amor de Davi teu servo Não despreze o rosto do teu ungido o senhor jurou a Davi confirme juramento e dele não se apartará um rebento da tua carne farei subir para.

O teu Trono se os teus filhos guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar também os seus filhos se assentarão para sempre no teu Trono pois o Senhor escolheu a Sião preferiu-a por morada Este é para sempre o lugar do meu repouso aqui habitarei pois o preferi abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres vestirei de salvação e seus.

Sacerdotes e de júbilo exultarão os seus fiéis ali farei brotar a força de Davi preparei uma lâmpada para o meu ungido cobrei de vexame os seus inimigos mas sobre ele florescerá a sua coroa até aqui irmãos a leitura da palavra de Deus para algumas pessoas o antigo testamento é complicado chato difícil e alguns crentes gostariam que só existisse o Novo Testamento e de preferência só o evangelho de João do antigo talvez se.

Salvasse os salmos mas não Salmo desse tamanho e tão complexo a verdade é que o cristianismo a nossa religião que Deus nos deu a única religião verdadeira ela não surgiu do nada mas ela é a continuação e o desenvolvimento da Revelação que Deus fez desde o início do mundo a pessoas especiais e em seguida um povo que ele escolheu que é a nação de Israel nós não temos Como entender o cristianismo se nós não entendemos De.

Onde nós viemos o que que nós somos num certo sentido Ser Cristão é ser um historiador é gostar de história é gostar é ser um arqueólogo é ser um pesquisador é procurar entender as nossas raízes a muitas religiões que independem de história especialmente as religiões místicas as religiões orientais elas não são baseadas em fatos históricos eventos salvadores intervenções de Deuses da natureza e na história então.

Para eles é indiferente muitas dessas religiões elas se concentram no aqui no agora e no relacionamento que a pessoa tem com a divindade pronto mas cristianismo é mais do que isso o cristianismo é uma doutrina ela tem enraizamento histórico ela é um desenvolvimento de promessas e fatos muito mais antigos do que nós e sem compreendê-los nós não saberemos O que é de fato o cristianismo essa.

Questão de Redenção de perdão de Pecados Novo Céu e Nova Terra Jesus Cristo Messias tudo isso fica solto no vácuo Se você não for lá para as origens lá para os tempos antigos e você no antigo testamento aprender a de como tudo começou aqui esse Salmo é um exemplo disso esse Salmo ele condensa a muitas das principais doutrinas que são fundamentais para o cristianismo e ele vem na forma de uma.

Oração que foi feita por Salomão por ocasião da inauguração do templo em Jerusalém oração essa que expressa aqueles pontos fundamentais o desejo fundamentais a respeito da igreja de Deus daquele tempo e que se cumpriram através da história até que chegasse Até nós então eu vou começar contando histórias aqui para que a gente Entenda esse Salmo e eu vou começar com a história da arca Arca da Aliança.

Deus apareceu a um homem chamado Abraão e fez uma promessa para ele de que de entre os filhos dele viria um que abençoaria todas as nações da terra e que dos filhos de Abraão viria um povo numeroso que Deus escolheria para ser o seu povo povo único exclusivo nenhum outro povo então Deus fez exatamente isso chamou esse homem fez promessas tirou esse homem de onde ele morava ofereceu a ele uma terra esse homem morou durante aquela Terra muitos anos.

Sem nunca ter tido título de propriedade os seus filhos foram para o Egito para escapar da Fome lá se multiplicaram Deus mandou um homem chamado Moisés que tirou os filhos de Abraão lá do Egito trouxe de volta para Terra Prometida e fez uma aliança um pacto um acordo com os filhos de Abraão dizendo mais ou menos assim eu tirei o pai de vocês lá de onde ele morava e eu fiz grandes promessas e entre as promessas estava essa e que vocês os filhos de Abraão seriam o meu povo nós vamos agora Celebrar esse casamento Essa aliança eu sou o Deus de.

Vocês e vocês são o meu povo e aqui estão algumas condições desse acordo e Impacto primeiro eu sou o único Deus que vocês vão adorar porque também não existe outro eu sou o único Deus verdadeiro vocês não vão adorar outro Deus vocês serão o meu povo exclusivo eu não vou adotar outras pessoas outros povos mas vocês serão o meu povo a base do nosso relacionamento vai ser a lei os dez mandamentos não farás para ti mais de escultura não terás outros Deuses.

    Diante de mim não tomarás não do Senhor teu Deus em vão lembra-te do dia de descanso honra teu pai e tua mãe não matarás não adulterarás não furtarás não

    Dirás falso testemunho não cobiçarás nada do teu próximo é a base do nosso relacionamento é disso que eu gosto é isso que eu quero que vocês façam Se vocês me desobedecerem a sacrifício eu tô separando uma tribo inteira de entre vocês de sacerdotes que vão sacrificar animais e oferecer ofertas Pelos Pecados que vocês cometerem então toda vez que vocês.

    Quebrarem essa lei vocês vão sacerdote vocês trazem um animal esse animal vai ser morto no lugar de vocês porque vocês é que deveriam morrer porque vocês quebraram a minha lei Mas esse animal vai ser morto no lugar de vocês tá bom então vai ser dessa forma e como vocês são um povo nômade um povo que tá andando se deslocando ocupando a terra eu vou fazer uma arca uma caixa de madeira coberta de ouro onde eu vou colocar os dez mandamentos dentro que é.

    Esse acordo que nós estamos fazendo e essa arca vai estar com vocês o tempo todo Aonde vocês foram vocês vão levar essa arca nós vamos chamar lá a Arca da Aliança dentro dela estará os dez mandamentos no topo dela você vai fazer dois anjos dois anjos um virado para o outro e as asas se tocando no meio e é ali que o sumo sacerdote o principal do sacerdotes uma vez por ano vai derramar sangue de um animal para perdão de todos os pecados e essa arca ela vai só pode.

    Ser levada pelos Levitas e sacerdotes ninguém mais pode mexer nela ninguém mais pode mexer só os Levitas e sacerdotes e você Moisés vai fazer uma tenda uma tenda assim assim com bordado assim com essa medida com essas entradas e essa tenda é uma tenda portátil quando vocês andarem vocês vão desarmar A Tenda colocar nas costas dos Levitas e vão andando quando eu disse é aqui vocês param armam A Tenda põe a arca lá dentro chama o sacerdote começa tudo de novo.

    Então Deus deu esse Deus fez um pacto com a nação de Israel e a arca era o símbolo da presença de Deus a arca lá no meio deles era o símbolo da presença de Deus o que que aconteceu o povo entrou na terra prometida como Deus havia dito e eles começaram adorar outros Deuses Se Esqueceram de Deus e a arca se perdeu ninguém sabia onde estava a arca ninguém tava mais preocupado com Deus eles estavam adorando Baal astarote reifã e todos aqueles Deuses do micon Os.

    Deuses dos assírios Deus dos egípcios dos filisteus dos fenícios mas Deus mesmo a arca de Deus o símbolo da presença de Deus ninguém sabe onde tava né andava de um lado para outro teve um tempo que ela andou lá os filisteus conquistaram a arca e levaram lá para dentro do templo do Deus dagon né que era o Deus peixe o Deus dos filisteus e até um episódio interessante que quando trouxeram uma arca do Senhor e colocaram no templo do Deus dagono né Então aí a imagem de dragão caiu em frente da arca de Deus né que coisa.

    Estranha o Deus dagon 5 anos diante dessa arca aí dagon de lugar aí no dia seguinte largou um caiu e já quebrou os pés as pernas e os teus disseram esse Deus é maior do que o Deus dagon nós temos que treinar ele daqui porque aí começou a ter peste bubônica rato doença no meio do povo e os filhos encheram disseram vamos devolver essa arca porque o Deus dessa arca é poderoso demais e deram um jeito de mandar arca de volta para os para os israelitas né E ela acabou parando lá na fazenda de um dia.

    Alguém num campo aqui que ficava em é prata não é o ouvi dizer que a arca estava é fraca no campo de Jah e ficou lá anos lá na terra daquele homem lá esquecida até que subiu um rei chamado Davi e Davi amava a Deus e Davi queria que o povo voltasse para Deus e Davi perguntou onde é que tá a arca símbolo da presença de Deus Ah nós ouvimos dizer que tá em tal lugar vamos buscar e Davi fez todo um cortejo juntou gente fez aquela festa pegaram a.

    Arca e vamos levar a arca para Jerusalém ele já era Rei vamos levar a arca para Jerusalém no meio do caminho o boi dá uma tropeçada que tava sendo puxado uma carroça a arca vai caindo e um cidadão bem intencionado chamado usar ele coloca a mão na arca é fulminado na hora morre na hora e Davi disse esse Deus é terrível demais é tremendo demais como é que eu vou levar um Deus desse lá para minha para minha casa para mim meu Palácio né então deixou na eira de lá no Pedaço de terra.

    De um de um de um de um judeu nele ele comprou aquela terra e disse não deixa a

    Arca e por enquanto enquanto eu me preparo e depois que Davi aprendeu mais que quem tinha que conduzir a arca são os Levitas ninguém mais podia tocar na arca então ele organizou uma procissão Santa né não é profissão de Romeiro como a gente conhece aqui uma santa procissão em que a arca ia na frente e levada pelos Levitas tudo direitinho como Deus tinha mandado como Moisés tinha mandado oferecendo o sacrifícios e levaram para.

    O tabernáculo que Davi havia montado no Monte Sião a arca entrou lá e ficou lá e Davi não tava satisfeito Davi disse mas não tá certo isso aqui porque a Arca do Deus que eu amo tá numa tenda e eu moro num Palácio de marfim de ouro de madeira preciosa cheio de Servos e a Arca da Aliança tá lá no barraco isso não tá certo eu quero construir um templo definitivo Aonde a arca vai ficar o.

    Local do repouso da que eu quero fazer isso e Davi começou a se preparar para fazer isso aí Deus manda um profeta falar com Davi e diz Davi tenho duas notícias para você uma ruim e uma boa né Eu não sei se ele perguntou qual que você quer ouvir primeiro acho que não né mas eu vou começar com a ruim você não vai fazer um templo para Deus porque você é homem de guerra você matou muita gente você fez muitas guerras e você não vai construir.

    Um tempo para o senhor Mas eu vi o teu desejo e a toda a emoção eu vou te fazer um juramento alguém que vier de ti um filho teu vai me construir essa arca e eu vou fazer mais Davi de te virar aquele que vai se sentar no trono de Israel e ele vai ser rei para todo sempre tem uma condição se vocês cumprirem a minha lei lembra da lei que está dentro da arca se vocês cumprirem a minha lei Davi não vai faltar um filho.

    Teu que se sente no trono de Israel sempre vai ter um rei filho de Davi que vai sentar no trono de Israel Eu Serei Pai para ele e ele será filho para mim Deus fez esse juramento a Davi Davi acorda né Isso é segunda parte foi uma visão Acorda ele ele Louva Deus e aí ele encarrega seu filho Salomão de construir o templo já deixou preparado material ouro pedra preciosa e Salomão então quando Davi morre.

    Salomão assume o reino ele constrói um templo magnífico magnífico coberto de ouro de pedra preciosa de especiarias exatamente como Moisés havia determinado que fizesse e agora chegou a hora da inauguração e Esses Salmos 132 ele fala dessa inauguração ele fala do dia em que Salomão trouxe a arca da aliança para dentro do templo a oração que Salomão fez como ele orou o que ele pediu E é.

    Isso que eu quero ver com vocês aqui o meu objetivo é mostrar essa oração de Salomão como sendo uma oração pela prosperidade do Povo de Deus é uma oração em que se pede Que Deus seja exaltado é oração de alguém que amava Deus e que deveria ser a expressão do nosso coração do desejo da nossa alma que nosso nosso profundo do nosso ser seja consumido por esse desejo ardente de ver a glória de.

    Deus e a prosperidade do seu povo nós vamos começar então com a oração em si eu vou seguir fazer diferente do que eu costumo fazer eu começo do verso primeiro e vou trabalhando até o final mas agora vamos começar no meio do Salmo onde tem a oração que Salomão fez naquele dia da inauguração é o verso 8 9 e 10 a oração de Salomão levanta-te senhor entra no lugar do teu repouso tu e a arca de tua fortaleza vistam-se de Justiça os teus sacerdotes.

    Exultem os teus Fiéis por amor de Davi teu servo Não despreze o rosto do teu ungido Essa oração você vai encontrar ela repetida no segundo livro das crônicas Capítulo 6 41 a 42 lá Mostra todos os detalhes do que estava acontecendo segundo livro das crônicas Capítulo 6 a oração que Davi aqui a oração que Salomão está fazendo na hora que os sacerdotes vão trazer a arca para.

    Dentro do templo ele diz levanta-te senhor como se Deus tivesse esperando aquele momento não é senhor levanta-te chegou a hora entra ele pede quatro coisas primeiro entra no lugar do teu repouso tu e a arca da tua fortaleza então o templo que Salomão tinha feito era o lugar do repouso de Deus porque Deus tinha andado de lugar em lugar lembra que a arca representava a presença de Deus onde a arca ia Deus ia.

    Então a arca tava andando por Jerusalém parava na fazenda de um na fazenda de outro ninguém sabia onde tava procuro Cadê a Arca Talita Mas agora ele até o local definitivo por isso ele disse Senhor entra no local do teu repouso não é que Deus precisa de repouso gente não é que Deus habita em locais feitos por mãos humanas mas é a maneira de dizer que aquele local é o local onde as pessoas iriam buscar a Deus onde Deus o viria as orações onde Deus se encontraria no seu povo por isso ele diz entra Senhor na casa que eu te preparei.

    Entra nesse local tu e a arca da tua fortaleza a arca que é o símbolo do teu poder entra agora primeira oração segunda tá no verso 9 vistam-se de Justiça os teus sacerdotes que esses que vão ministrar ao senhor que vão ministrar o louvor adoração que vão ensinar a palavra de Deus que vão fazer os sacrifícios que eles sejam vestidos não somente com aquelas vestes especiais que a lei de Moisés mandava tem que ser bordado assim bordado acular tinha uma tiara dizendo é Santidade ao Senhor as.

    Orlas da manga tinha coisa pendurada no cinturão tinha coisa pendurada havia toda uma especificação a respeito ou para as vestes do sacerdote mas Salomão hora assim Senhor que os teus sacerdotes estejam vestidos é de justiça que eles sejam pessoas justas santas diante de ti para poder ministrar ao Senhor o culto do qual o senhor é digno por oração final do verso 9 que exultem os teus.

    Fiéis Ou seja que aqueles que estão aqui nesse momento que te amam que são fiéis a ti eles exultem eles ficam cheios de alegria com a chegada do Senhor no templo com a entrada do Senhor no templo porque isso que importa se o senhor não estiver no templo os fiéis não vão exultar de alegria a razão do nosso gozo e prazer em vir nos juntar com os irmãos é exatamente o encontro com Deus é isso que é culto encontrar Deus entra Senhor e aí que os fiéis se alegre porque.

    Quando o senhor entra os fiéis se alegram com a tua presença e a última coisa O Verso 10 quarto pedido por amor de Davi teu servo Não despreze o rosto do teu ungido por amor de Davi aquele a quem o senhor fez um juramento e a promessa Não despreze o rei o teu ungido aqui é o rei o rei Era ungido por um profeta para ser rei de Israel E no caso Salomão tá pedindo por ele mesmo não vires o rosto para mim Não despreze o meu rosto não tire de mim a tua graça eu.

    Preciso de ti para governar esse povo fica comigo quatro pedidos senhor entra no templo segundo sacerdotes pratiquem e viva a justiça terceiro povo de Deus se alegre com a presença de Deus no culto e quarto senhor não despreza o teu ungido palavra ungido lembra em hebraico é o messias Não despreze o teu ungido o Messias Salomão é tipo de Jesus Cristo a gente sabe disso né então não vire o rosto do.

    Teu ungido Essa é a oração agora ela se baseia em duas coisas a parte que vem antes e a parte que vem depois na parte que vem antes Salomão está apelando para um juramento que Davi fez ó como é que ele começa o Salmo senhor lembra-te a favor de Davi e de todas as suas provações é como se ele dissesse assim Senhor ele vai fazer a oração né.

    Mas ele tá preparando o caminho antes dele orar ele disse Senhor eu quero que o senhor se lembre de Davi e de como Davi sofreu Davi queria muito colocar construir um templo para o senhor usar morreu Davi foi rejeitado o senhor não deixou Davi construir o templo mas ele te amava muito senhor veja verso 2 como ele fez um juramento para o senhor olha o juramento de Davi eu não vou entrar na minha tenda não vou subir no meu leito em que repouso não darei sono aos meus.

    Olhos nem repousa as minhas pálpebras até que eu encontre um lugar para o senhor morada para o poderoso de Jacó senhor lembra do amor que Davi tinha por dia ponto de Davi ter feito um juramento eu não vou dormir até que eu Construa um templo para o senhor eu não vou dar descanso é claro que isso é figurado mas é um hipérbole Mas é uma maneira clara de expressar esse forte sentimento para Davi era prioridade a coisa mais importante na vida dele era achar o lugar da habitação de Deus era achar o lugar da arca o local o culto o.

    Local de culto a Deus esse era o desejo do seu coração era um Anseio dele Ele amava Deus e queria isso para Deus e ele fez um juramento Senhor eu vou fazer isso nós sabemos que Deus apareceu para ele e Deus disse você não vai fazer isso mas o seu filho vai fazer mas o amor de Davi por Deus é a base da oração de Salomão senhor lembra de Davi e gente eu tenho percebido na minha vida eu não sei o quanto isso é eficaz mas quando eu vou orar por exemplo pelos meus netinhos.

    Eu digo assim Senhor eu não vou nem pedir pelo eu peço por meu netinho mas eu eu quero que o senhor se lembre que ele é filho do Reverendo Francisco Leonardo quero que você se lembre que é filho que ele é bisneto do Reverendo Francisco Leonardo quero que o senhor lembre que ele é neto da Mica quero que o senhor lembre que o bisavô dele foi Evangelista no interior da Paraíba em lobo de burro pregando o evangelho Não por mim que eu não valho nada mas por todos aqueles de quem ele é descendente lembra do meu neto.

    É o que Salomão tá fazendo aqui ele disse Senhor lembra de Davi meu pai de como ele te amou como ele foi fiel para ti e aqui a gente percebe a influência de um homem fiel em toda a sua descendência como ele Marca uma referência às vezes pode parecer que não mas um dia eu ficaria muito grato muito honrado talvez eu nem lavei esse dia porque talvez esteja na glória né se um filho meu ou um neto meu dissesse orasse.

    A Deus e dissesse Deus Lembra de Augustus como ele te amou como ele quis te servir eu não mereço nada tenho medo nenhum Mas lembra dele lembra da mimnca né lembra do pai dela lembra do avô né de toda essa descendência que quer te servir paz vocês não estão deixando em vão referencial para os seus filhos provar a Deus que um dia seus filhos possam dizer senhor atende a minha oração não por minha causa mas por causa do meu pai lembra do meu pai de como ele te amava da minha mãe como ela Orou por.

    Mim como ela pediu por mim como era intercedeu por mim Essa é a base da oração de Davi Ele começa de Salomão Salomão começa dizendo o senhor lembra de Davi meu pai e aí ele faz as orações em seguida depois de fazer a oração Salomão agora lembra do Juramento de Deus a Davi na primeira parte é o juramento de Davi para Deus né agora ele lembra do Juramento de Deus para Davi Quando Deus apareceu a Davi e disse você não vai construir mas o teu filho vai e.

    Deus fez várias promessas e aqui do verso 11 em diante até o verso 12 nós temos a recapitulação da Promessa essa promessa tá no segundo livro de Samuel Capítulo 7 de 12 a 16 o senhor jurou a Davi confirme juramento e dele não se apartará o senhor não vai se apartar desse juramento Qual é o juramento um rebento da tua carne quer dizer um filho teu farei subir para o trono se os teus filhos guardarem a minha.

    Aliança e o testemunho que eu lhes ensinar também os seus filhos se assentarão para sempre no teu Trono tá aqui o juramento que dá Deus fez a Davi naquela ocasião Davi um de vocês vai construir o templo um de seus filhos mas eu vou fazer mais do que isso eu vou te dar para sempre o reino de Israel um filho teu sempre estará sentado no reino de Israel se andarem de acordo com os meus caminhos verso 12 se os teus filhos.

    Guardarem a minha aliança Esse foi o juramento que Deus fez a Davi é claro que o que Deus tinha em mente aqui era o filho de Davi porque Salomão depois de tudo isso pisou na bola ficou velho casou com mulheres que não eram tementes a Deus passou adorar os Deuses dessas mulheres Salomão se desviou no fim da vida dele o filho dele roubou um foi um insensato quando assumiu o trono dividiu o reino dividir o reino o reino do ele ficou com.

    O reino do sul que era o reino de Judá e o reino do norte ficou com Capital em Samaria com Jeroboão primeira coisa que eles fizeram quando se separaram foi construir um templo em Samaria e colocaram dois Bezerros de ouro e disseram Esses são os Deuses que nos tiraram da terra do Egito Entraram na idolatria Esqueceram de Deus os filhos de Davi a descendência de Davi depois de roboão veio outro Deus outro reinsensato Reis que quebraram aliança quebraram a aliança até que finalmente Deus cansou e Deus os expulsou da terra.

    Prometida e foi ali que a arca se perdeu Nós não sabemos mais onde está a arca ela foi embora com Desterro babilônico né como se a presença e a glória de Deus tivesse saído da Nação de Israel mas olhando para nós hoje olhando para a história a gente vê a fidelidade de Deus no cumprimento dessas promessas porque de Davi veio aquele que se assentou no trono de Israel completamente Jesus de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-as_C0g140Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem